Dongfeng à beira do triunfo na Volvo Ocean Race
O Dongfeng Race Team, com o francês Charles Caudrelier ao leme, está próximo de fazer história na vela chinesa. O barco sino-gaulês lidera a 3ª etapa da Volvo Ocean Race, que liga Abu Dhabi a Sanya, na República Popular da China, e a cerca de 100 milhas náuticas da chegada tem mais de 50 mn de vantagem sobre o segundo classificado, o Abu Dhabi Ocean Race (ADOR), de Ian Walker.
O Dongfeng tem liderado todo percurso, superou da melhor forma o difícil Estreito de Malaca e parece preparado para comemorar apoteoticamente na China.
Tem sido uma etapa muito complicada, não apenas do ponto de vista meteorológico, mas também pelo intenso tráfego marítimo, que coloca todas as tripulações em alerta máximo.
Se o vencedor desta etapa aparenta estar encontrado, a luta pelos restantes lugares do pódio ainda pode dar que falar. O ADOR tem apenas 13 mn a separá-lo do Team Alvimedica, do norte-americano Charlie Enright, que ocupa a 3ª posição provisória. A 20 milhas do barco dos Emirados seguem os espanhóis do Mapfre, de Xabier Fernandéz, e a 25 mn encontra-se o Team Brunel, do holandês Bouwe Bekking. Mais distante está a tripulação feminina do Team SCA, da britânica Sam Davies, que está a mais de 150 mn do Dongfeng.
No total, a frota da Volvo Ocean Race percorre 4642 milhas náuticas nesta terceira etapa, sendo que o primeiro deve cortar a linha ainda hoje.
A In-Port em águas chinesas está agendada para 7 de Fevereiro, e a largada da 4ª etapa para 8 de Fevereiro, levando a frota de Sanya até Auckland, na Nova Zelândia.