Dovizioso na pole no Japão, Miguel Oliveira quarto mais rápido em Moto3
Quase quatro anos volvidos sobre a pole position obtida por Casey Stoner no Grande Prémio de Valência de 2010, a Ducati voltar a ter uma moto no primeiro lugar da grelha de partida para uma corrida de MotoGP. O feito coube a Andrea Dovizioso, que, numa muito disputada sessão de qualificação para o GP do Japão, acabou por ser o mais rápido, batendo o seu compatriota da Yahama, Valentino Rossi, por escasos 55 milésimos de segundo. Os dois italianos terão por companheiro na primeira fila da grelha Dani Pedrosa, o terceiro mais rápido não obstante uma queda nos derradeiros minutos da qualificação.
Marc Marquez (Honda), que pode sagrar-se bicampeão mundial já amanhã, no Japão, foi o quarto mais rápido, e partilhará a segunda fila da grelha com Jorge Lorenzo (Yamaha) e Andrea Iannone (Ducati). O lote dos dez mais rápidos na qualificação para a corrida de MotoGP completa-se com Pol Espargaró (Yamaha Tech3), Cal Crutchlow (Ducati), Stefan Bradl (Honda) e Bradley Smith (Yamaha Tech3).
Em Moto3, os habituais protagonistas da classe não o foram assim tanto na qualificação de hoje, com a pole a acabar por ser conquistada por Danny Kent (Husqvarna), seguido de Niccolò Antonelli (KTM) e John McPhee (Honda). O português Miguel Oliveira, já confirmado na equipa Red Bull para 2015, voltou a demonstrar o bom final de época que a Mahindra lhe está a permitir fazer, e foi o quarto mais rápido, à frente de Jack Miller (KTM) e Isaac Vinãles (KTM). Entre os dez mais rápidos ficaram ainda Alex Marquez (Honda), Brad Binden (Mahindra), Alex Rins (Honda) e Juanfran Guevara (KTM).
Quanto à classe de Moto2, e após uma sessão de qualificação extremamente renhida, foi mesmo nos seguindos finais que Esteve Rabat garantiu a pole, seguido de Thnas Luthi, Johann Zarco, Maverick Viñales e Mika Kallio.
As corridas do Grande Prémio do Japão de Motociclismo disputam-se na próxima madrugada, estando agendada a de Moto3 para as 03h00, a de Moto2 para as 04h20 e a de MotoGp para as 06h00 (horas de Portugal continental).