Ducati Panigale vence prémio de design
Motos italianas a ganhar prémios de design não é novidade, mas no caso do prémio Compasso d’Oro a coisa muda de figura pois só é atribuído de três em três anos e este ano pela primeira vez foi ganho por uma moto, a Ducati 1199 Panigale.
Com mais de 60 anos de existência, o prémio Compasso d’Oro é um dos mais prestigiados e exclusivos prémios de design atribuídos mundialmente aos mais variados tipos de criações.
Criado em 1953, este prémio é atribuído pela ADI – Associazione per il Disegno Industriale (Associação para o Desenho Industrial) que para o efeito possui uma comissão composta por designers, críticos, jornalistas, historiadores e técnicos especializados que ao longo do ano escolhem os candidatos e no final definem o vencedor.
Pela primeira vez na história do Compasso d’Oro o prémio foi atribuído a uma moto, neste caso a Ducati 1199 Panigale porque segundo a comissão esta moto representa a perfeita transferência das elevadas prestações da competição para um produto de produção em massa elegante e que continua consistente com a história da marca.
[signoff2]