Duelo Hirvonen/Meeke não incomoda líder Ogier
O Rali da Grã-Bretanha está a ser rico em incidentes e mudanças na classificação com excepção da liderança, na qual Sébastien Ogier está confortavelmente. Com quase um minuto de vantagem sobre o segundo classificado, o campeão do Mundo limita-se a gerir o seu andamento para alcançar mais uma vitória em 2014. Será a oitava.
Com a questão do primeiro lugar praticamente definida, é na luta pela posição intermédia do pódio que se centram todas as atenções. Jari-Matti Latvala começou nesse posto a apenas 6,6s do seu companheiro na Volkswagen. Mas o finlandês teve uma saída de estrada na primeira especial do dia e perdeu cerca de três minutos. “Era uma curva escorregadia. Travei um pouco tarde e o motor calou-se. Tentei curvar mas o carro não tinha se ligou e acabei por cair numa valeta e ficar preso”, explicou o piloto nórdico.
Actualmente é apenas oitavo. Com os problemas de Latvala, Mikko Hirvonen subiu ao segundo posto. O piloto da M-Sport anda num confronto tremendo com os homens da Citroën mas, para já, leva a melhor. O finlandês tem 3,4s de vantagem sobre Kris Meeke, o melhor dos pilotos dos DS3 oficiais, enquanto Mads Ostberg, que chegou a andar em segundo, é agora quarto a 1m41,2s de Ogier e a 43,1s de Hirvonen. O norueguês penalizou em dez segundos por chegar tarde ao controlo de partida de uma classificativa e perdeu tempo com problemas nos intercomunicadores do seu carro.
Relativamente a vitórias em troços, o senhor do dia foi o regressado Andreas Mikkelsen. Depois do abandono de ontem, o jovem norueguês da Volkswagen venceu cinco especiais. Houve ainda mais quatro vencedores, cada um com o melhor tempo numa classificativa: Hirvonen, Henning Solberg, Latvala e Meeke.
Um pouco à margem dos primeiros lugares, a Hyundai coloca, ainda assim, Thierry Neuville em quinto. O sexto é Elfyn Evans, enquanto Ott Tanak ocupa a sétima posição. Latvala, em oitavo, Solberg, em nono e Prokop fecham os lugares pontuáveis.
Bernardo Sousa abandona quando era segundo
No WRC2, o dia foi muito difícil para Bernardo Sousa que abandonou no derradeiro troço. O português ainda ganhou uma classificativa e fez quase toda a etapa a controlar para manter o segundo posto. Contudo, problemas de caixa no seu Ford deitaram tudo a perder. “Tivemos problemas na caixa, ficamos atascados e já não conseguimos prosseguir em prova”, afirmou o piloto.
Entretanto, nas contas do título, Jari Retoma lidera a classificação, mas o sexto lugar ocupado por Nasser Al-Attiyah é suficiente para o qatari se sagrar campeão.
Amanhã cumprem-se mais seis troços que perfazem menos de 50 quilómetros.
[jwplayer mediaid=”21466″]