Dunlop prevê que em 25 anos a competição será só eléctrica
Segundo um estudo realizado pela Dunlop junto dos fãs do desporto automóvel, daqui a 25 anos a electricidade irá substituir completamente os outros combustíveis utilizados hoje em dia na competição.
Este estudo inserido no Dunlop Future Race Car Challenge pedia aos inquiridos que dessem a sua opinião sobre o que serão os sistemas de transmissão nos próximos 25, 50 e 125 anos.
Na primeira fasquia temporal, os 25 anos, cerca de 79% dos participantes acha que tanto a gasolina como o gasóleo darão lugar a outras soluções e cerca de 48% acha que uma dessas soluções será a electricidade.
Na “barreira” dos 50 anos 45,5% acha que a electricidade já será também ela uma energia do “passado” na competição, dando lugar ao hidrogéneo.
Quando questionados como será daqui a 125 anos então a maioria dos participantes, 53% pensa que a água, o ar ou outras fontes de energia ainda por descobrir serão a solução.
Os inquiridos neste estudo são de várias origens e nacionalidades e olhando para os dados recolhidos juntos dos participantes portugueses, 46% destes acham que a electricidade será uma solução mais duradoura e só dará lugar ao hidrogéneo daqui a 125 anos. 51% acha que outros carburantes só serão utilizados muito mais tarde.
O director de comunicação e relações públicas da Dunlop Motorsport, James Bailey, comentou os resultados deste estudo afirmando que “Verificamos que os participantes sugerem combustíveis que sirvam tanto para carros de competição como para os das estradas, incluindo eletricidade e hidrogénio.
James Bailey ainda refere que “o Dunlop Future Car Challenge disponibilizou aos fãs do automobilismo e aos especialistas um fórum para partilhar opiniões e ideias sobre a evolução das competições. Assistimos a muitas mudanças desde que a Dunlop venceu a primeira prova há 125 anos, mas raramente temos tido a oportunidade para nos focarmos num futuro tão distante, por isso quando o fazemos é realmente emocionante”.
Vejamos agora o que o futuro realmente nos reserva.