Egoista EM01 Stradale: monolugar para o quotidiano
Num projecto automóvel inovador, a companhia italiana Egoista Motors está a tentar angariar dinheiro para construir um monolugar elétrico ou híbrido legal para estrada aberta a custo acessível.
A Egoista Motors foi fundada por Luca Fazzi, que também assume o cargo de piloto de testes do monolugar, e conta já com um protótipo construído, o EM01 Stradale, que serve de montra à tecnologia e como chamariz para que os interessados contribuam através da página criada para o efeito no site de ‘crowdfunding’ Indiegogo. Para o efeito, a Egoista Motors procura reunir 100 mil dólares para cumprir com o exigente processo de homologação da União Europeia (que inclui por exemplo simulações de impacto). Esse seria o primeiro passo, existindo outros dois, com tectos mais elevados para melhorias ao projecto.
O monolugar para as estradas terá, de acordo com o objectivo de Fazzi, dois tipos de propulsão: um totalmente eléctrico com 300 quilómetros de autonomia e outro, híbrido, que faz uso de um extensor de autonomia para percorrer 450 quilómetros. Sem se referirem potências, a página no site de ‘crowdfunding’ indica uma velocidade máxima superior a 300 km/h e aceleração dos 0 aos 100 km/h em três segundos. O preço de partida está calculado nos 7999 euros para a versão 100% eléctrica e nos 12.500 euros para a versão híbrida, o que o tornaria numa pequena ‘pechincha’ automóvel considerando as performances que apregoa.