CompararComparando ...

Em honra de Silverstone

Artigo
Em honra de Silverstone

A Graham tornou-se numa marca de culto para uma certa franja de aficionados da relojoaria pelo seu arrojo, forjando ao longo da última década uma reputação assente em poderosos modelos de inspiração britânica e distribuídos em três linhas principais de cronógrafos bem distintas, para além das especialidades Geo.Graham de alta-relojoaria: a Chronofighter, caracterizada pelo seu estilo mais militar e com uma inconfundível alavanca de acionamento; a Swordfish, assente num design que destaca dois protuberantes olhos sobre o contadores do mostrador; e a mais consensual Silverstone, que se afigura como um autêntico concentrado de referências automobilísticas.

O nome Silverstone não engana e é claramente uma homenagem ao primeiro circuito formal do desporto automóvel, criado sobre um aeroporto militar desactivado após a Segunda Guerra Mundial. Sendo que a Graham gosta de exaltar a sua herança anglo-helvética através de cronógrafos da mais elevada qualidade suíça que homenageiam a histórica tradição automobilística britânica, a linha Silverstone tem acumulado versões particularmente desportivas e foi enriquecida no ano passado com uma variante mais técnica denominada Silverstone Skeleton RS.

Graham RS SK

Os modelos Silverstone ‘regulares’ são cronógrafos cheios de cor com vários elementos de estilo alusivos às corridas automóveis. Já os modelos Silverstone RS Skeleton apresentam um visual bem distinto, com um mostrador esqueletizado que deixa entrever parcialmente a engenharia mecânica do seu calibre cronográfico automático – vislumbrando-se a roda do balanço e o escape; a sua arquitectura é inspirada nos bólides de Grande Turismo (Éric Loth, fundador da marca, é também piloto) e inclui um pormenor tão delicioso quão invulgar: uma escotilha lateral às 10 horas oferece vista para o interior do mecanismo automático (Calibre G1790). Para além do espírito de corrida, o único ponto de contacto com a linha Silverstone ‘regular’ é a bracelete em cauchu hi-tech que evoca os pneus de competição.

Durante a recente semana de Baselworld, a maior feira de relojoaria do mundo, Éric Loth anunciou a extensão na nova variante Siverstone Skeleton RS – com a apresentação de novos modelos que deverão estar disponíveis para comercialização somente daqui a uns meses. “O sucesso do Silverstone RS Skeleton encorajou-nos a desenvolver várias outras versões”, revelou Éric Loth. “E fomos em duas direções, a do luxo e a da especialização. Na direção do luxo, lançámos uma sofisticada versão em aço escurecido com PVD/DLC combinado com ouro. Por outro lado, temos um conjunto de modelos claramente desportivos cuja estrela é o mais técnico Endurance 24, baseado na minha experiência enquanto piloto de corrida: trata-se de um cronógrafo duplo, com um totalizador fly-back destinado a medir a duração das corridas de 24 horas e um outro totalizador que pode cronometrar as voltas sem afectar a contagem da corrida. Atrás da criação deste modelo esteve a lógica de um piloto”, vangloria-se o CEO da Graham. Mas o Endurance 24 tem um irmão: “Lançámos também o Endurance 12, com a mesma estética global mas com um mecanismo cronográfico mais simples – ou seja, uma versão mais essencial e menos cara”.

Graham RS E

Os dois modelos Silverstone RS Endurance apresentam mostradores enegrecidos e uma pujante caixa de 46 milímetros. O Endurance 24, que conjuga uma caixa de aço com tratamento DLC com indicações vermelhas, apresenta um movimento automático de dupla função cronográfica especificamente comissionado por Éric Loth. O Endurance 12 combina uma caixa em aço com tratamento PVD com indicações cor-de-laranja.

Mas há mais uma outra versão nova – o Silverstone RS Supersprint, com uma caixa de diâmetro mais pequeno: 44 milímetros em vez dos 46 milímetros dos restantes modelos da gama Silverstone RS Skeleton. “Idealizámos uma versão mais pequena do RS Skeleton um pouco no seguimento das exigências do mercado, para clientes de pulsos mais pequenos. Trabalhámos muito com as dimensões e as proporções até conseguirmos uma estrutura que faz com que o relógio pareça maior mas que no pulso é mais pequeno. Ou seja, parece ter um diâmetro de 44 milímetros mas no pulso parece ter 42”.

Graham RS E

As versões Silverstone RS por enquanto disponíveis no mercado são as Skeleton de 46 milímetros, caracterizadas por tons cinzentos mas diferenciadas pela côr. «O Silverstone RS Skeleton tem tudo a ver com as corridas, tem tudo a ver com o uso de materiais, com resistência – mas também com técnica e mostrar partes do motor, com uma abertura para o sistema de escape», comenta Éric Loth. «É um relógio 100 por cento técnico. Quis fazer um relógio que fosse agressivo e com versões que se distinguissem pela cor, porque entre os pilotos gostamos de nos diferenciar através das cores nos carros e nos capacetes». Estão disponíveis versões com toques de vermelho, azul e verde; a luneta em cerâmica preta com escala taquimétrica assenta sobre um anel de alumínio na cor designada – e também a bracelete de borracha vulcanizada preta apresenta um toque de cor condizente.

A linha Silverstone RS é verdadeiramente especial de corrida – mais uma com a assinatura da Graham e a chancela do irreverente Éric Loth.

Miguel Seabra
Espiral do Tempo

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Miguel Seabra