Estágio de alta competição para velejadores angolanos
Realiza-se em Luanda, entre 20 e 27 de Maio, uma clínica de treino para atletas de topo nas classes 420 e 470, tendo o Clube Naval de Luanda disponibilizado para o evento a utilização das suas instalações e embarcações de apoio a motor.
O treinador português Álvaro Marinho, ex-atleta olímpico de 470, foi convidado pela FADEN (Federação Angolana de Desportos Náuticos), para orientar uma clínica de treino para as três melhores tripulações classificadas no ranking da presente época em 420 e 470, e para a melhor tripulação júnior de 420 (que representará Angola no mundial da juventude da ISAF, em Julho).
Estão ainda envolvidos na acção os treinadores dos clubes que têm atletas nestas classes: pelo Clube Naval de Luanda (CNL), Moisés Camota e Filipe Luvambo; pelo Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL), Adilson Torres e João Nangolo.
Os atletas abrangidos por este estágio de alta competição organizado pela FADEN, envolvendo temáticas como metodologias de treino, afinação de embarcações, tácticas de regata, largadas, optimização de velocidade, mareação à popa, etc., são:
Atletas de 420
Francisco Artur e Francisco Kilombo (CNL e 1º classificado do ranking)
Paulo Amaral e Leonildo Feliciano (CNL, 2º)
José Pires e Custódio Paulo (CNIL, 3º)
Telmo Lourenço e José Manasseis (CNL, 4º geral e 1º júnior)
Atletas de 470
Matias Moutinho e Paixão Afonso (CNL e 1º classificado do ranking)
Núrio Fernandes e Marcelino Jamba (CNL, 2º)
Gilson Tenazinha e Fábio Silva (CNIL e 3º)