CompararComparando ...

Euro NCAP avalia mais nove modelos

Artigo
Euro NCAP avalia mais nove modelos

O Euro NCAP levou a cabo mais uma bateria de nove testes a outros tantos modelos, todos dotados da sua especificação de equipamento de segurança standard, e todos recebendo, à excepção de um, a classificação máxima final de cinco estrelas. Os contemplados foram BMW X3, Citroën e-Mehari, DS7 Crossback,  Honda Civic (no que foi uma reavaliação do modelo originalmente testado em no início deste ano), Jaguar E-Pace, Mercedes Classe X, Porsche Cayenne, Subaru Impreza e Subaru XV.

No que diz respeito aos resultados parciais obtidos por cada modelo merecedor de cinco estrelas, e por ordem alfabética, o X3 recebeu 93% na protecção dos passageiros adultos, 84% na protecção das crianças, 70% na protecção dos peões e 58% nos dispositivos de assistência à condução. Já o DS7 Crossback for merecedor de 91% na protecção dos passageiros adultos, de 87% na protecção das crianças, de 73% na protecção dos peões e de 76% nos dispositivos de assistência à condução.

O Civic, depois de a Honda ter introduzido alguns melhoramentos nos sistemas de retenção traseiros no modelo de produção em série, alcançu 92% na protecção dos passageiros adultos, 75% na protecção das crianças, 77% na protecção dos peões e 88% nos dispositivos de assistência à condução. O E-Pace, o mais recente e acessível SUV da Jaguar, recebeu 86% na protecção dos passageiros adultos, 87% na protecção das crianças, 77% na protecção dos peões e 72% nos dispositivos de assistência à condução.

Ainda entre os modelos de vocação mais polivalente, a nova pick-up de luxo da Mercedes alcançou 90% na protecção dos passageiros adultos, 87% na protecção das crianças, 80% na protecção dos peões e 77% nos dispositivos de assistência à condução, provando que uma proposta deste género também pode ser bastante segura, assim os construtores estejam dispostos a investir nesse sentido, e os consumidores a pagar por tal… Por seu turno, o Cayenne da nova geração recebeu 95% na protecção dos passageiros adultos, 80% na protecção das crianças, 73% na protecção dos peões e 62% nos dispositivos de assistência à condução.

A japonesa Subaru teve dois novos modelos em avaliação, com o Impreza a receber 94% na protecção dos passageiros adultos, 89% na protecção das crianças, 82% na protecção dos peões e 68% nos dispositivos de assistência à condução. Por fim, o XV registou 84% na protecção dos passageiros adultos, 89% na protecção das crianças, 84% na protecção dos peões e 68% nos dispositivos de assistência à condução.

O único modelo testado que não alcançou a classificação máxima de cinco estrelas foi o e-Mehari, que não foi além das três estrelas. Parcialmente, o eléctrico francês recebeu 74% na protecção dos passageiros adultos, 78% na protecção das crianças, 48% na protecção dos peões e 25% nos dispositivos de assistência à condução, tendo sido este último parâmetro de avaliação o principal responsável pela sua medíocre classificação final.

De referir que esta foi, muito provavelmente, a última ronda de testes levada a cabo pelo Euro NCAP com base no actual sistema de avaliação. O consórcio europeu de segurança tem já em preparação o novo modelo de testes a implementar em 2018, em que os sistemas de travagem autónoma de emergência, capazes de detectar e mitigar os danos sobre os ciclistas, serão avaliados pela primeira vez. Estes novos testes, e outras actualizações já em estudo, têm em vista reflectir o acréscimo de funções automatizadas a introduzir nos automóveis nos próximos tempos, e ajudar o consumidor a perceber como funcionam estes sistemas, e como os mesmos podem contribuir para salvar vidas.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon