Euro NCAP comemora 20 anos. Parabéns!
O Euro NCAP está a comemorar vinte anos de existência e bons serviços prestados aos automobilistas, em particular, e também à generalidade dos cidadãos. Muitos parabéns pelos resultados e pela influência na segurança dos veículos de quatro rodas.
Para celebrar condignamente esta simbólica data, o Euro NCAP realizou dois testes de segurança: a um dos veículos mais vendidos no final dos anos 90 do século passado, o Rover 100, e ao muito mais recente Honda Jazz, de 2015. A diferença na proteção dos ocupantes é incrivelmente diferente.
Os testes de segurança do Euro NCAP terão ajudado a salvar cerca de 78 000 vidas em acidentes rodoviários com os 1800 veículos testados, e que terão custado 160 milhões de euros.
Na colisão frontal descentrada com uma barreira rígida (que representa um veículo em sentido contrário), a diferença na proteção dos ocupantes é enorme. As tecnologias de segurança inexistentes ou opcionais, como os airbags de condutor e passageiro, airbags laterais, avisos de utilização do cinto de segurança e controlo eletrónico de estabilidade, são agora standard em todos os veículos vendidos na Europa.
O Rover 100 apenas obteve uma estrela (quando a classificação máxima era de quatro estrelas), sendo um dos piores classificados na altura. Note-se a deformação da zona do habitáculo e o deslocamento da coluna de direção; o airbag do condutor falha completamente a sua função, pois o modelo (crash test dummy) não é alcançado, sendo que a sua cabeça passa ao lado daquele sistema de proteção.
O Honda Jazz obteve cinco estrelas, sendo considerado o carro Best in Class 2015. A energia da colisão é absorvida pela estrutura de uma forma programada, sendo corretamente distribuída para a mesma, mantendo a integridade do habitáculo e assim protegendo os ocupantes.
A importância destes testes pode ver-se no seguinte exemplo. Quando foram introduzidos os testes relativos a atropelamentos, os fabricantes automóveis afirmaram que estes eram tão severos, que era impossível algum veículo obter quatro estrelas (máximo na altura). Contudo, passados cinco meses, o Volvo V40 obteve essas quatro estrelas.
As diferenças na segurança dos veículos são impressionantes, e por isso o melhor é constatar por si, note a diferença na deformação e deslocamento da porta do passageiro no vídeo abaixo.
Ricardo Portal
Investigador de Sinistros – icollision