CompararComparando ...

Família completa: Opel Grandland X chega em Outubro

Artigo
Família completa: Opel Grandland X chega em Outubro

Destinado ao cada dia mais importante segmento dos SUV compactos, em que o Nissan Qashqai tem “reinado” praticamente desde o dia em que foi lançado, o Grandland X é o modelo que completa a oferta da Opel neste domínio, juntando-se aos já conhecidos Mokka X e Crossland X. Com 4477 mm de comprimento, 1844 mm de largura, 1636 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2675 mm, é cerca de 200 mm mais comprido do que estes, e tem já estreia oficial em público marcada para meados de Setembro, no Salão de Frankfurt, iniciando-se a respectiva comercialização logo em Outubro.

Ao abrigo da parceria estabelecida entre as duas empresas, muito anterior à compra da Opel por parte da PSA, o Grandland X não só partilha a plataforma com o Peugeot 3008, como será produzido pela marca francesa na sua fábrica de Sochaux (de igual modo, o Citroën C3 Aircross será fabricado pela Opel em Saragoça, de onde também sai o Crossland X). Um elemento que não é de somenos, pois deixa em aberto a possibilidade de o Grandland X poder recorrer, no todo ou em parte, quer a motorizações da própria Opel, quer às unidades motrizes do consórcio francês, algo que a Opel ainda não esclareceu.

Em qualquer dos casos, do que não restarão dúvidas é que o modelo beneficiará de uma óptima base (veja-se o êxito que tem marcado a carreira do seu “primo” gaulês), a que se juntará um posicionamento comercial muito competitivo, com a Opel a prometer tanto um preço concorrencial como um equipamento de série completo. Tudo atributos que ajudarão o Grandland X a cumprir uma das suas principais missões, que é conquistar um novo tipo de cliente para o seu construtor.

Pata tal também concorrerão, como é óbvio, outros argumentos, como uma aparência exterior bastante apelativa, que visa conjugar dinamismo visual com a robustez típica de um veículo de todo-o-terreno, em parte garantido pelas protecções em plástico da carroçaria. Em destaque, a frente marcada pela grelha proeminente e pelos grupos ópticos esguios, o perfil em que sobressaem os alargamentos dos guarda-lamas e o formato angular dos pilares posteriores, e a traseira dominada pelos farolins afilados e pelo volumoso pára-choques. Para um look ainda mais distinto, o Grandland X pode contar com uma pintura bitonal, em que o tejadilho é pintado de cor diferente do resto da carroçaria.

Um visual atraente, dominado por lonhas simples, e uma qualidade de excepção são trunfos prometidos para um habitáculo que garante ainda estar apto a transportar, com elevado nível de conforto, cinco ocupantes e as respectivas bagagens. Para isso sendo determinantes a generosa distância entre eixos, e uma capacidade da bagageira que varia entre 514 litros com os cinco lugares disponíveis, e 1652 litros com o banco traseiro rebatido – valores o permitem ao Crossland X rivalizar, neste particular, mesmo com as mais dotadas carrinhas do segmento C.

Ainda no interior, valerá a pena atentar na colocação elevada dos bancos, para facilitar o acesso e garantir uma ampla visibilidade, e na consola central divida em três patamares distintos, e dominada pelo ecrã táctil do sistema de infoentretenimento. Estando disponíveis tanto as versões mais evoluídas dos sistemas Intellilnk, como o sistema OnStar com as suas funcionalidades mais avançadas.

Tal como o Peugeot 3008, o Grandland X só será proposto com tracção dianteira, mas, para poder enfrentar outros pisos que não apenas o asfalto, contará com o controlo de tracção optimizado Grip Control, que gere a distribuição do binário entre as rodas dianteiras para garantir a melhor progressão, e oferecerá aqui cinco modos de funcionamento. Na estrada, ou fora dela, a Opel reclama para o seu novo SUV uma condução segura e capaz de oferecer um elevado prazer.

Uma palavra para o equipamento, anunciado como outros dos trunfos do Grandland X. Em termos de segurança, marcarão presença, entre outros, elementos como o cruise control adaptativo com travagem autónoma de emergência e detecção de peões, o sistema de alerta de cansaço do condutor ou os faróis AFL integralmente por LED (com assistente de máximos, função de curva e nivelamento automático). Para aumentar o conforto, e facilitar a tarefa do condutor, serão propostos o sistema de assistência ao estacionamento, a câmara panorâmica de 360°, o portão traseiro com operação eléctrica e função “mãos-livres”, os bancos certificados pela agência de ergonomia AGR, e o volante e os bancos (dianteiros e traseiros) aquecidos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon