Ferrari 458 M com novo motor biturbo em Genebra
Depois do que sucedeu com o California, e tendo em conta as declarações feitas por responsáveis quer da Ferrari, quer do próprio Grupo Fiat, parece inevitável que o 458 conheça em breve uma actualização que passará, também, pela introdução de um novo motor, que consiga ser tão ou mais performante, mas mais económico, que o actual V8 de 4,5 litros e 570 cv. Só que, desta feita, tudo aponta para que a segunda geração do modelo não adopte a designação T, como sucedeu com o roadster da marca de Maranello, mas sim a sigla M (de Modificcata), como é da tradição na Ferrari com as gerações intermédias das suas criações.
O mais provável é, pois, que o 458 M, sem abandoner a arquitectura de oito cilindros em V, venha a contar com um motor biturbo de 3,8 litros com nada menos do que 670 cv, ou seja, 100 cv mais do que o actual. Se assim for, está justificado aquilo que parecem ser as tomadas de ar laterais instaladas na unidade de testes presente nas fotografias aqui publicadas, havendo também a possibilidade de a aerodinâmica do modelo ser revista por forma a que seja mais fácil o ar necessário para alimentar o motor sobrealimentado “encontrar” o seu caminho.
Menos visíveis, as ponteiras de escape também deverão adoptar um novo desenho, sendo quase certo que existirão, nas as três habituais concentradas na secção central traseira, mas apenas duas, ao estilo do 458 Speciale, cada qual montada de cada um dos lados da parte central do extractor traseiro. Por tudo isto, é provável que o pára-choques também seja redesenhado, tudo apontando para que a estreia em público do Ferrari 458 M ocorra em Março de 2015, no Salão de Genebra.