Ferrari 488 Pista Spider: o mais potente de sempre
Foi oficialmente revelado pela Ferrari o novo 488 Pista Spider, versão aberta da mais extrema derivação do modelo com motor V8 central da casa de Maranello, e o 50º descapotável a sua história. Directamente derivado do 488 Pista “fechado”, é o descapotável mais poderoso e com melhor relação pedso/potência de sempre da história da Ferrari, por montar o mais potente V8 de sempre da marca do cavalinho rampante: aqui, a unidade de 3902 cc disponibiliza 720 cv e 770 Nm, o que se traduz numa relação peso/potência de 1,92 kg/cv, numa velocidade máxima de 340 km/h, numa aceleração 0-100 km/h cumprida em 2,85 segundos e numa aceleração 0-200 km/h cumprida em 8,0 segundos.
Tudo isto apesar do recurso a um tejadilho rígido removível electricamente que, face ao coupé, dita um acréscimo de peso de 91 kg aos 488 Pista Spider. Mantendo intocados os atributos estéticos do 488 Pista quando com o tejadilho colocado, e ganhando um outro apelo visual quando na configuração aberta, o 488 Pista Spider exibe um interior em que imperam a funcionalidade e a leveza, com o profuso recurso à fibra de carbono e aos revestimentos em Alcantara, a substituição dos tapetes por placas em alumínio e a troca dos puxadores das portas por simples pegas a contribuírem para um peso a seco de 1380 kg.
De resto, o modelo engloba, tal como o coupé, as melhores soluções desenvolvidas pela Ferrari na competição, com os 488 Challenge e 488 GTE, transpondo-as para a via pública. Sendo disso exemplo paradigmático o sistema de controlo dinâmico FDE (Ferrari Dynamic Enhancer), ou as opcionais jantes monobloco de 20” em fibra de carbono, 20% mais leves do que as jantes forjadas de dez braços propostas de série.