Ferrari 488 Spider em Frankfurt
A Ferrari acaba de anunciar o lançamento do 488 Spider, a versão aberta do seu mais potente modelo de sempre animado por um motor V8 colocado em posição central. A estreia oficial está marcada para Setembro próximo, no Salão de Frankfurt, e nas primeiras imagens reveladas o modelo surge pintado num inédito tom de azul, denominado Blu Corsa.
Para o 488 Spider a Ferrari começa por anunciar a oferta de um hardtop removível patenteado, que permite poupar 25 kg face a uma solução convencional de tejadilho rígido removível, além de oferecer um melhor isolamento térmico e acústico comparativamente a uma capota de lona. O sistema demora apenas 14 segundos a remover/colocar o hardtop, que fica arrumado sobre o motor.
Atrás dos bancos está montado o novo V8 de 3902 cc, sobrealimentado por turbocompressor, capaz de disponibilizar 670 cv de potência, e um binário máximo de 760 Nm logo às 3000 rpm. Perante estes valores, e sendo o peso de 1525 kg, não espantarão as prestações de excepção, caso dos 3,0 segundos nos 0-100 km/h, dos 8,7 segundos nos 0-200 km/h e do quilómetro de arranque cumprido em 18,9 segundos.
A Ferrari destaca ainda que, não obstante o novo motor ser 100 cv mais potente do que o anterior V8 atmosférico, também consegue ser muito mais eficiente, com o 488 GTB a reduzir de forma significativa consumos e emissões de CO2 face ao 458 Spider. Ao mesmo tempo, a marca do cavallino rampante promete para esta unidade motriz um temperamento único para um motor turbo, graças à supressão do atraso de resposta do turbo, anunciando uma resposta imediata ao acelerador de apenas 0,8 segundos.
Resta referir que, graças ao recurso a um châssis space frame que faz uso de onze diferentes tipos de alumínio, e ainda de outros metais nobres, como o magnésio, o 488 Spider anuncia a mesma rigidez estrutural do coupé, o que representa um aumento de 23% face ao anterior 458 Spider.