CompararComparando ...

Ferrari 812 Superfast: o mais potente de sempre estreia-se em Genebra

Artigo
Ferrari 812 Superfast: o mais potente de sempre estreia-se em Genebra

Em síntese: este é o modelo de produção em série mais potente e rápido de sempre da história da Ferrari, anunciando nada menos do que 2,9 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade máxima superior a 340 km/h. Evolução natural do do F12 Berlinetta e do F12 tdf, chama-se 812 Superfast, inclui um lote invejável de inovações tecnológicas e, claro, recorre a um poderoso motor V12, ou não tivesse sido esta a arquitectura eleita pela marca do cavallino rampante para o motor que animava o primeiro modelo da sua história, lançado há sete décadas atrás.

Com 6,5 litros de capacidade, 800 cv/8500 rpm, e um binário máximo de 718 Nm/6000 rpm (mas com 80% deste valor a estar disponível logo às 3500 rpm), este impressionante V12 alcança uma potência específica de 123 cv/l, valor notável para um motor atmosférico, nunca antes atingido por um modelo da marca com motor dianteiro.

Em boa parte, tal dever-se-á ao recurso a um sistema de injecção directa de gasolina com 350 bar e aos colecetores de admissão de geometria variável de concepção semelhante à dos utilizados na Fórmula 1. Por seu turno, a caixa pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades conta com relações de transmissão específicas e promete oferecer tempos de passagem de caixa ainda mais curtos, tanto em redução como em desmultiplicação.

Mas há mais para conhecer neste GT com 4657 mm de comprimento, 1971 mm de largura, 1276 mm de altura e um peso a seco de 1525 kg (repartido na proporção 47%-53% entre os eixos dianteiro e traseiro). Por exemplo, é o primeiro Ferrari a recorrer à nova direcção de assistência eléctrica EPS, que a marca de Maranello garante estar totalmente integrada com os restantes sistemas electrónicos de controlo da dinâmica do veículo, incluindo o exclusivo SSC (Slide Splic Control), de modo a tornar ainda mais emocionante e eficaz a tarefa da condução. Outra estreia, a mais recente geração do sistema de direcção às quatro rodas Short Wheelbase 2.0, capaz de assegurar uma resposta mais rápida às exigências do condutor.

Visualmente, pouco ou nada haverá a referir que as imagens não sejam capazes, por si próprias, de transmitir. Referência, apenas, para algumas soluções aerodinâmicas de vanguarda, como a secção fontal “multifuncional” (nas palavras do construtor italiano), onde pontificam diversas soluções deste género, incluindo flaps activos, e o flanco traseiro, que conta com um inédito by-pass para incrementa a downforce.

A cor vermelha Rosso Setanta, comemorativa dos 70 anos da Ferrari, é uma das disponíveis para o novo 812 Superfast, que conta ainda com um interior melhorado, graças a uma decoração mais desportiva e radical, com vários elementos “flutuantes”, aos bancos mais desportivos e ergonómicos e ao novo volante e mostradores do painel de instrumentos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon