CompararComparando ...

Fiat Panda renovado: híbrido aos 40 anos. Chega em Novembro

Artigo
Fiat Panda renovado: híbrido aos 40 anos. Chega em Novembro

O Panda está a celebrar quatro décadas de carreira, e a Fiat não podia deixar desperdiçar a oportunidade de operar no seu popular citadino algumas melhorias capazes de assinalar a efeméride. As quais vão dos inevitáveis retoques estilísticos ao reforço do equipamento, não esquecendo a oferta de motores, com a nova unidade 1.0 com tecnologia mild hybrid a estar presente em todas as versões do modelo, esperado em Portugal no próximo mês de Novembro.

Tal como já acontece com outros modelos da Fiat, o Panda passa a ser proposto numa gama em que as versões se distinguem pelo seu carácter intrínseco. A vertente de vocação mais urbana, denominada Life, pode ser encontrada nos níveis de equipamento Panda e City Life, esta última a que melhor encarna este espírito, e que se destaca, no exterior, por atributos como a aplicação específica nas saias laterais, as novas jantes de 15” e vários elementos contrastantes em preto: barras no tejadilho, faixas protectoras laterais, suportes dos retrovisores e puxadores das portas. No habitáculo, destaque para os bancos em dois tons de cinzento, para o tablier de cor de antracite, para o ar condicionado manual e para o sistema de infoentrenimento Uconnect com rádio digital DAB, tecnologia Bluetooth 2.1 e local próprio no tablier para albergar o smartphone (sendo opcional o novo rádio com ecrã táctil de 7”).

Tal como o 500X, o 500L e o Tipo, também o renovado citadino da casa de Turim passa a ser proposto numa opção destinada aos que praticam um estilo de vida mais activo, denominada Panda Sport. Neste caso, a diferença é ditada pelas novas jantes bicolores de 16″ em preto e vermelho; pelos puxadores e suportes dos retrovisores na cor da carroçaria (alternativamente, em preto brilhante, sendo opcional o tejadilho da mesma cor); e pelo logótipo exclusivo “Sport” nos flancos. Já no habitáculo, fazem a diferença o tablier em cor de titânio, os painéis das portas específicos em ecopele, o forro do tejadilho em preto e os novos bancos com revestimento cinzento-escuro, detalhes em ecopele, painéis laterais em tecido e pespontos vermelhos. O equipamento de série inclui rádio com ecrã tátil de 7”, com o opcional Pack Pandemonio a ser caracterizado pelas pinças de travão vermelhas, pelo vidros escurecidos e pelo novo volante em ecopele com costuras vermelhas.

Por fim, a vertente Cross, mais aventureira, foi a que serviu de inspiração ao desenvolvimento dos níveis de equipamento City Cross e Cross, qualquer deles disponível tanto com com tracção dianteira como com transmissão integral. Neste caso, os principais motivos de interesse são a nova cor azul, combinada os novos revestimentos em ecopele azul e preta dos painéis das portas e bancos (com costuras prateadas e painéis laterais em tecido); o ar concionado automático (de série); e o rádio com ecrã táctil de 7” (opcional).

O nível City Cross inclui, ainda, luzes diurnas por LED e barras de tejadilho e frisos laterais em preto. Ao passo que o nível Cross, o mais recheado da gama, oferece, igualmente, jantes de 15″ de novo desenho; dois ganchos de reboque vermelhos; acabamento cromado nas protecções inferiores da carroçaria; barras de tejadilho e faixas de protecção laterais com a inscrição “Cross”  em preto e em relevo; sensores de estacionamento traseiros; ar condicionado automático; volante em pele; painéis das portas em ecopele; tablier fabricado com materiais reciclados; rádio com ecrã táctil de 7” com DAB; e bancos bicolores com zona central construída num tecido especial obtido com pelo menos 37” de plástico reciclado.

Como referido, o motor de três cilindros e 1,0 litros da família FireFly, com 70 cv e tecnologia mild hybrid, a cargo de um gerador/motor de arranque integrados, com um pico de potência de 5 cv e bateria de iões de lítio, passa a estar disponível em todas as versões do renovado Panda (saiba mais aqui  https://www.absolute-motors.com/fiat-500-e-panda-com-tecnologia-mild-hybrid-na-primavera/). O que significa que esta é a única proposta do seu segmento a ser disponibilizada, em Portugal, com versões híbrida, 4×4 e a GPL (a que se junta a alimentada por gás natural comprimido GNC, não comercializada no mercado português).

Não menos inovador, o opcional Pack D-Fence by Mopar, constituído por três dispositivos destinados a garantir uma óptima higienização interior: filtro que bloqueia partículas e praticamente 100% dos alérgenos vindos do exterior, além de reduzir em 98% a formação de bolor e bactérias; purificador do ar para filtragem de micropartículas, como pólen e bactérias; e lâmpada UV, para higienização das principais superfícies de contacto com os passageiros, como o volante, alavanca de comando da caixa de velocidades e bancos.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon