Ford Focus surge renovado
Tal como já tinha acontecido com o Fiesta, o Focus recebe a nova imagem da Ford, que se caracteriza pela grelha dianteira ao estilo da Aston Martin. Ainda que os pára-choques e os faróis sejam novos, esta é a alteração mais evidente no capítulo estético e, naturalmente, a que melhor distingue o “novo” Focus.
No habitáculo, surge o novo sistema multimédia Sync 2, caracterizado por um ecrã táctil de 8″, capaz de controlar o sistema de navegação, o telefone, a climatização e restantes funções do pequeno familiar. Segundo a Ford, pode ser dividido ao meio, para apresentar informações diferentes para o condutor e passageiros. Os comandos de voz podem controlar tudo a bordo, incluindo a climatização. A consola central passa a ter muito menos botões e comandos, o que se espera que melhore a ergonomia. O volante foi também redesenhado, apresentando, também ele, uma organização mais simples.
O capítulo tecnológico apresenta mais algumas novidades, como o sistema de estacionamento perpendicular, totalmente automático. O actual Focus apenas permite fazê-lo quando a manobra é feita de forma paralela. O sistema compreende ainda um auxiliar para a saída do lugar de estacionamento, que controla a direcção enquanto o condutor se ocupa dos pedais do acelerador e do travão, e um alerta para a passagem de outros veículos na traseira. Os faróis bi-xénon vêem o sistema adaptativo ser aprimorado.
Debaixo do capot encontram-se, porventura, as novidades mais relevantes. O muito procurado bloco 1.6 Diesel dá lugar ao novo 1.5 TDCi, disponível com 95 ou 120 cv de potência. A versão mais potente, tal como acontece com o motor 2.0 TDCi de 150 cv, pode ser associada à nova caixa automática de seis velocidades, Powershift. Menos importante para o português é o novo bloco 1.5 Ecoboost, que substitui o anterior 1.6 Ecoboost, oferecendo uma versão de 150 e outra de 182 cv.
O renovado Ford Focus chega a Portugal em Novembro.