Futuro BMW Série 5 já testa em pista
Está ainda por definir se a sua apresentação oficial ocorrerá ainda durante 2015, no Salão de Frankfurt, se em 2016, ou em Detroit, ou em Genebra. Mas é praticamente garantido que a futura geração do BMW Série 5 só chegará ao mercado no decorrer do próximo ano.
Ainda assim, têm sido várias as oportunidades para observar protótipos do novo modelo em testes de desenvolvimento, em diversas latitudes. Agora, foi tempo de o “apanhar” no mítico circuito de Nürburgring, o que indicia que está cada vez mais próximo da sua versão definitiva.
Conhecido sob o código interno G30, o futuro Série 5 terá por base uma nova plataforma, denominada 35up, que se caracteriza pela modularidade e por ser substancialmente mais leve do que a actual, de modo a incrementar a eficiência (reduzindo consumos e emissões), ao mesmo tempo que garantirá um apuro do desempenho dinâmico. No mesmo sentido, há quem não hesite em apostar que os motores serão, não só, mais eficientes do que os actuais, mas também que existirão na respectiva oferta unidades de capacidade mais reduzida, mormente os novos propulsores a gasolina e Diesel de 1,5 litros. No topo da oferta estará, naturalmente, o exuberante M5, mas também aqui poderão existir novidades, se se confirmar a disponibilização de uma variante de tracção integral xDrive, inédita no historial do familiar desportivo bávaro.
Da gama do futuro Série 5 fará, seguramente, parte uma versão com motorização híbrida plug-in, assim como uma declinação com châssis longo, exclusivamente destinada (como já acontece com o actual modelo) ao mercado chinês. É sobre esta base que surgiram os mais recentes rumores de que a BMW se prepara para criar o i5, terceiro membro da sua gama de modelos de pendor “ambientalista”.