CompararComparando ...

Governo francês aumenta participação na Renault

Artigo
Governo francês aumenta participação na Renault

O governo de França estará disposto a dispender até 1,2 mil milhões de euros na compra de acções da Renault, de modo a aumentar (pelo menos temporariamente) a sua participação na marca de Billancourt. Actualmente, o Estado francês detém 15% da empresa, e 17,7% dos seus direitos de voto, os quais deverão passar para 19,7% e 23,2%, respectivamente, após este aumento da sua participação.

Esta medida terá como objectivo impedir que na próxima assembleia-geral de accionistas, marcada para 30 de Abril, seja aprovada uma resolução que visa impedir que as acções detidas há mais de dois anos adquiram automaticamente um duplo direito de voto (em resultado de uma lei aprovada em França no ano passado, mas que permite aos accionistas manter o esquema de uma acção/um voto, desde que aprovado em resolução em assembleia-geral, e que no caso da Renault foi já proposta para a próxima reunião magna).

As autoridades francesas fizeram já saber que o fito desta medida não é aumentar a sua participação na Renault de forma permanente, mas apenas garantir a manutenção do seu peso na companhia e assegurar os seus direitos a longo prazo, devendo as acções agora adquiridas ser novamente vendidas logo após a votação. Ontem, o tesouro de França adquiriu no mercado 9,6 milhões de acções da Renault, e já deu instruções para a compra de mais 4,4 milhões, num movimento que deverá custar entre 814 milhões e 1,2 mil milhões de euros.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon