CompararComparando ...

À grande e à francesa

Artigo
À grande e à francesa

O veterano Philippe Chiappe tornou-se no primeiro francês a sagrar-se Campeão do Mundo de F1 H2O UIM, em 31 anos de história do evento. O piloto gaulês venceu o quinto e último grande prémio da temporada 2014, disputado em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, superando o três vezes campeão Alex Carella por 6,55 segundo. O triunfo foi apoteótico, com dezenas de milhares de fãs a marcarem presença na Lagoa de Khaled.

O piloto da CTIC China Team alcançou um feito tentado e jamais conseguido por outros oito franceses e deu à República Popular da China o seu primeiro título na modalidade. Chiappe, originário da cidade de Rouen, tem 12 anos de experiência no circuito e completou o seu 92º grande prémio. Sobreviveu a dois recomeços de prova e foi o mais rápido nas 37 voltas ao circuito com 2,2 quilómetros de extensão.

“Foi uma experiência espectacular, não apenas para mim, mas também para toda a equipa, que trabalhou arduamente durante anos para tornar possível esta conquista”, afirmou Philippe Chiappe. “Trabalhámos no duro e finalmente fomos recompensados. Todos os elementos da equipa, incluindo os nossos grandes construtores do barco, David Moore, e do motor, Alex Hledin, conseguiram reunir as condições ideais para vencermos. É um sonho concretizado impossível de descrever por palavras”, conclui o novo campeão do mundo.

A Qatar Team colocou novamente dois pilotos no pódio mas, desta feita, escapou-lhes e vitória e o italiano Alex Carella viu interrompida a sua série de três títulos mundiais conquistados consecutivamente. O seu companheiro de equipa, o norte-americano Shaun Torrente, foi forçado a contentar-se com a terceira posição, terceiro pódio seguido em grandes prémios e terceiro na geral do campeonato.

“Estamos desapontados por não conquistarmos o títulos, ainda para mais porque tínhamos uma liderança confortável após as duas primeiras provas”, refere Carella. “Parabéns ao Philippe e estamos conscientes que temos de trabalhar ainda mais na próxima época para sermos campeões.”

Também o piloto da Florida se mostrava pouco satisfeito com o resultado final mas está determinado para o próximo ano: “Não tivemos resposta para o Philippe, mas podem acreditar que, quando regressar a casa na próxima semana , vamos começar a trabalhar para reconquistar o campeonato”, disse Shaun, “É um dia de cada vez.”

Quem falhou o pódio foi Sami Selio. O finlandês lutou muito para levar o Mad Croc Baba Racing a um dos três primeiros lugares, mas ficou a escassos 2 segundos de Torrente. Termina a época em quarto lugar.

O quinto classificado na geral do mundial foi o italiano Francesco Cantando, campeão do mundo em 2000. O estreante Jesper Forss deu nas vistas em Sharjah e é considerado “o piloto do futuro”. O sueco partiu da 16ª posição da grelha e chegou em 6º.

O veterano Duarte Benavente, da F1 GC Atlantic Team, defendeu bem a sua 7ª posição no mundial de pilotos, apesar de ter apenas participado em duas das cinco corridas. O piloto português brilha no circuito mundial.

A época 2014 chegou ao final e agora todos os olhos estão postos no próximo ano, que terá início na primavera de 2015. Há um novo campeão, com o gaulês Philippe Chiappe a terminar com 70 pontos, duas vitórias e quatro pódios em cinco corridas, à frente de Alex Carella, que somou 62 pontos e duas vitórias, e de Shaun Torrente, que acaba com 56 pontos, um triunfo e três pódios.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
LX Sailing