Hamilton com pista limpa rumo ao título
Campeão do Mundo em 2008, Lewis Hamilton deu mais um passo rumo ao segundo título na sua carreira. O piloto inglês entrou para a história ao tornar-se o primeiro a vencer na Rússia, enquanto a Mercedes já assegurou o campeonato de construtores, muito porque Nico Rosberg lutou bastante para concluir na segunda posição e dar a pontuação máxima possível à sua equipa. Valteri Bottas concluiu um excelente fim-de-semana na terceira posição, naquele que foi o seu quinto pódio na temporada.
Hamilton bateu o companheiro de equipa numa corrida limpa para si mas muito difícil para o alemão. Logo na segunda curva, passou o britânico mas de forma irregular e teve de ceder a liderança logo de seguida. Rosberg acabou mesmo por queimar a travagem e queixou-se que o carro estava a vibrar em demasia. “Cometi um erro. Travei demasiado tarde. Foi desnecessário. Estava por dentro da curva e podia assumir a liderança. Estou desapontado por isso”, afirmou o piloto alemão.
Sem o carro em condições para andar depressa, Rosberg parou nas boxes para trocar de pneus e fazer as restantes 51 voltas com o mesmo jogo. “Os meus pneus estavam quadrados. Tive de ir à box e pensei que tinha a corrida perdido. Por isso, tenho de estar satisfeito por terminar em segundo”, acrescentou o vice-líder do Mundial. Como a estratégia funcionou, Rosberg continua na luta pelo campeonato. Neste momento, os dois estão separados por 17 pontos quando faltam três corridas para o final da época, ou seja, estão 75 pontos em jogo.
A Williams tem razões de satisfação. Não só pelo pódio de Valteri Bottas, mas também porque o finlandês obteve a melhor volta da corrida. Apesar do quarto lugar, Jenson Button revelou competitividade no McLaren, tal como Kevin Magnussen, que ficou em quinto depois de uma prova em recuperação.
Na luta pelo terceiro lugar do campeonato, Daniel Ricciardo continua em vantagem sobre Vettel e Alonso, mas em Sochi, o espanhol da Ferrari foi mais forte e garantiu o sexto posto, precisamente à frente dos dois pilotos da Red Bull. Raikkonen voltou a estar fora deste duelo Ferrari/Red Bull e ficou com o nono lugar à frente de Sergio Perez. O mexicano conseguiu suster os ataques de Felipe Massa nas últimas voltas para ficar com o último lugar pontuável.