CompararComparando ...

Hamilton impõe-se à força em Monza

Artigo
Hamilton impõe-se à força em Monza

A luta pelo título mundial está ao rubro com os dois pilotos da Mercedes na disputa renhida. No Grande Prémio de Itália, que se realizou em Monza, Lewis Hamilton foi o mais forte durante praticamente todo o fim-de-semana e recuperou sete pontos na classificação do campeonato face ao seu companheiro de equipa, Nico Rosberg, que mantém a liderança do Mundial.

A vitória foi para o inglês, enquanto o alemão se contentou com a segunda posição e Felipe Massa regressou ao pódio depois de ter subido ao mesmo pela última vez em 2013, no Grande Prémio de Espanha. O terceiro posto do piloto da Williams revelou a supremacia dos carros com motores Mercedes que monopolizaram os três primeiros lugares.

A partir da pole-position, Hamilton teve um arranque falhado e caiu para quarto lugar, enquanto Rosberg assumiu a liderança, com Magnussen (McLaren) e Massa logo atrás. Mas o piloto britânico sabia que estava muito competitivo e tinha condições para subir na classificação.

Assim o fez. Imprimiu um ritmo fortíssimo e recuperou até ao segundo posto. Nessa altura, começou a pressionar Rosberg que acabou por ceder e perdeu a primeira posição. A partir daí os Mercedes seguiram em ritmo de cruzeiro, com Massa a assumir, já no final, que não havia mais nada a fazer do que seguir os dois primeiros à distância.

Se Hamilton teve um mau arranque, Valteri Bottas, no segundo Williams, ainda esteve pior. O jovem finlandês, que foi confirmado como piloto da equipa para 2015, tal como acontece com Massa, fez uma corrida de trás para a frente e acabou no quarto lugar.

Numa corrida cheia de ultrapassagens, emoção e alguns incidentes de corrida, os Red Bull concluíram as 53 voltas no quinto e no sexto lugares, com vantagem para Ricciardo. De qualquer forma, ambos beneficiaram da penalização de Kevin Magnussen em cinco segundos que o relegou da quinta para a décima posição.

Desilusão Ferrari

A jogar em casa, as expectativas em torno da Ferrari são sempre muito altas em Monza, mas desta vez a formação italiana não deu motivos para os tiffosi sorrirem. Fernando Alonso abandonou com um problema mecânico no seu carro – o que já não acontecia há quatro anos – e Kimi Raikkonen pontuou mas limitou-se ao nono lugar.

Relativamente aos problemas no monologar do espanhol, tudo indica que foi uma falha no sistema ERS (Energy Recovery System). “Estava a perder água ou algo assim”, afirmou Alonso no final.

Amigos para as câmaras

O confronto entre Rosberg e Hamilton nas pistas tem sido muito aceso e todos esperavam novos episódios em Monza depois de mais um incidente na prova de Spa. Desta vez não chocaram e no final, o alemão garantiu na entrevista feita no pódio que os pilotos se dão bem. “É claro que somos amigos. Somos colegas de equipa e é assim que continuaremos a ser”, disse o líder do campeonato.

Classificação do Grande Prémio de Itália
1º Lewis Hamilton MERCEDES 1h19m10,236s
2º Nico Rosberg MERCEDES a 3,175s
3º Felipe Massa WILLIAMS/MERCEDES a 25,026s
4º Valteri Bottas WILLIAMS/MERCEDES a 40,786s
5º Daniel Ricciardo RED BULL/RENAULT a 50,309s
6º Sebastian Vettel RED BULL/RENAULT a 59,965s
7º Sergio Perez FORCE INDIA/MERCEDES a 1m02,518s
8º Jenson Button MCLAREN/MERCEDES a 1m03,063s
9º Kimi Raikkonen FERRARI a 1m03,535s
10º Kevin Magnussen MCLAREN/MERCEDES a 1m06,171s
11º Daniil Kvyat TORO ROSSO/RENAULT a 1m11,184s
12º Nico Hulkenberg FORCE INDIA/MERCEDES a 1m12,606s
13º Jean Éric-Vergne TORO ROSSO/RENAULT a 1m13,093s
14º Pastor Maldonado LOTUS/RENAULT a 1 volta
15º Adrian Sutil SAUBER/FERRARI a 1 volta
16º Romain Grosjean LOTUS/RENAULT a 1 volta
17º Kamui Kobayashi CATERHAM/RENAULT a 1 volta
18º Jules Bianchi MARUSSIA/FERRARI a 1 volta
19º Esteban Gutierrez SAUBER/FERRARI a 2 voltas
20º Marcus Ericsson CATERHAM/RENAULT a 2 voltas
NT Fernando Alonso FERRARI Problema mecânico
NT Max Chilton MARUSSIA/FERRARI Despiste

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon