Honda Accord despede-se da Europa
Tendo perdido bastante terreno para as berlinas executivas alemãs na Europa, a Honda decidiu não lançar um sucessor para a actual geração do Accord no “Velho Continente”.
O modelo da marca nipónica é um dos que tem mais sucesso nos Estados Unidos da América (onde os Accord são distintos), mas na Europa as duas últimas gerações foram perdendo quota de mercado para os rivais da Alemanha, mas também para alguns “outsiders”, como o Ford Mondeo, Peugeot 508 ou Mazda6.
Assim, aquilo que já há algum tempo vinha a ser falado torna-se agora uma realidade: a Honda deixará de vender o Accord no continente europeu, apostando ao invés no segmento dos SUV e crossovers, como o HR-V e CR-V, mas também no dos modelos mais compactos, como o Jazz e o Civic.
“Estamos a terminar [a venda] do Accord e não vamos regressar a este segmento”, referiu Leon Brannan, responsável da Honda no Reino Unido, ao site Automotive News Europe. Segundo aquele mesmo elemento, um dos principais entraves ao sucesso do Accord na Europa prende-se com a incapacidade de promover os mesmos descontos que as marcas rivais conseguem fazer, já que os custos de produção (a qual foi transferida para o Japão em 2000) são muito elevados.