Honda Civic Type R melhorado e com versões Limited Edition e Sport Line
A Honda achou por bem ampliar a oferta do Civic Type-R mendiante o lançamento de duas novas variantes, Limited Edition e Sport Line. A primeira é anunciada como a mais extrema de sempre do modelo, a segunda aposta mais na discrição e no requinte, ambas mantendo inalterado o motor 2.0 VTEC turbo com 320/6500 rpm e 400 Nm/2500-4500rpm, capaz de lhes permitir cumprir os 0-100 km/h em 5m,7 segundos.
À venda no Verão, altura em que serão divulgados os respectivos preços, e com apenas uma centena de unidades disponíveis para a Europa, o novo Civic Type R Limited Edition foi desenvolvido tendo em mente a máxima eficácia numa utilização em circuito. Prova disso mesmo são as jantes BBS forjadas de 20” revestidas por pneus Michelin Cup 2, que levaram a um reajustamento da taragem dos amortecedores e da calibragem da direcção electricamente assistida para garantir o máximo controlo ao condutor.
Para reduzir o peso, foram suprimidos o sistema de infoentretenimento, o ar condicionado e parte dos materiais fonoabsorventes do tejadilho, do portão traseiro, do ara-choques dianteiro e do tablier, o que faz com que o Civic Type R Limited Edition seja 47 kg mais leve do que a versão “normal”. Ainda assim, a Honda decidiu manter o banco traseiro, para que o veículo possa manter as suas valências numa utilização quotidiana.
Visualmente, merecem destaque a nova cor amarela exlusiva Sunlight Yellow, combinada com o emblema “Civic” escurecido na traseira e o tejadilho, caixas dos espelhos e tomada de ar no capot pintados de preto brilhante. Já no interior marcam presença os bancos revestidos a Alcantara em preto e vermelho, assim como a placa numerada identificativa de cada exemplar.
Assumidamente mais discreto e refinado, Civic Type R Sport Line tem como principal elemento diferenciador o deflector traseiro mais baixos e de menores dimensões, bem menos impositivo do que o do Civic Type R convencional. Enquanto que, no habitáculo, destacam-se os bancos desportivos em preto com costuras vermelhas, que também podem ser encontradas no resto do interior, assim como a novo punho da alavanca de comando da caixa de velocidades em forma de gota de água e o volante revestido a Alcantara.
A experiência de condução também pretende ser mais refinada do que a oferecida pelas derivações mais radicais do modelo, para o que o Civic Type R Sport Line conta, desde logo, com jantes de 19” revestidas por pneus Michelin Sport 4S, com paredes laterais mais macias, para maior conforto dinâmico. Ao mesmo tempo, para incrementar a filtragem e redução dos ruídos, vibrações e asperezas, o modelo conta com maior quantidade de materiais fonoabsorventes na mala e no portão traseiro.
A par do lançamento destas duas novas versões, o Civic Type R recebe, para 2020, em todas as suas variantes, um conjunto de alterações que visam melhorar o seu desempenho em praticamente todas as áreas. É o caso do pára-choques dianteiro redesenhado, com novas molduras dos faróis de nevoeiro; das retocadas ópticas por LED; da tomada de ar dianteira 13% mais ampla, com uma grelha mais fina, o que, em conjunto com um novo radiador, garante uma diminuição de até 10° C da temperatura do líquido de refrigeração em situações de utilização inrensiva, como seja em circuito. E fazendo prova da atenção dispensada pelos engenheiros japoneses mesmo aos mais ínfimos detalhes, a ligeira redução da downforce resultante destas modificações foi compensada pelo redesenhar da conduta de ar sob o para-choques.
Simultaneamente, a suspensão foi recalibrada para garantir um comportamento mais acutilante e uma melhor resposta nas situações mais intensas. Para tal tendo recebido, na frente, novos casquilhos e juntas de fricção, para uma resposta mais precisa da direcção; e, atrás, casquilhos e braços inferiores mais rígidos, para uma melhoria de 8% quando em carga lateral, do que resultará uma melhor capacidade de inscrição em curva.
Já o sistema de travagem foi actualizado através da introdução de discos flutuantes de duas peças com novas pastilhas, que não só reduzem a massa não suspensa em 2,5 kg, como melhoram a eficiência térmica para reduzir a fadiga. O pedal de travão também beneficia de um curso reduzido em 15 mm, o que se traduzirá numa actuação mais imediata e numa superior sensibilidade.
No interior, referência para os novos comandos dos sistemas de infoentretenimento e climatização, para o novo volante revestido a Alcantara, para o novo punho de comando da caixa de velocidades em forma de gota de água. Em estreia no Civic Type R de 2020 está o novo e exclusivo sistema de registo de dados, denominado LogR, que combina os dados recolhidos pelo computador de bordo e por um conjunto de sensores com uma App para smartphones para permitir aos utilizadores registar e monitorizar diversos parâmetros de performance.