Honda confirma novo familiar a hidrogénio
Depois de uma primeira aparição em Novembro passado, no Japão, o protótipo FCV da Honda teve em Detroit o seu palco de maior audiência até ao momento, confirmando a aposta do seu construtor na tecnologia das fuel-cells. Antecipando o modelo que substituirá o actual FCX Clarity a partir de 2016 (lançamento no Japão já marcado para Março, seguindo-se pouco depois os EUA), o FCV anunca uma autonomia de até 483 km, para o que conta com uma pilha de combustível 30% mais pequena do que a do modelo ainda em produção (o que permite seja montada na íntegra sob o capot dianteiro), mas com uma densidade de potência superior em 60%.
Visualmente, o FCV destaca-se pela sua carroçaria bastante larga e baixa, senhora de linhas invulgares mas que, seguramente, lhe garantirão um óptimo desempenho aerodinâmico. O interior ganhou em espaço (oferece agora cinco lugares, quando a lotação máxima no FCX Clarity é de quatro pessoas) e na ergonomia e facilidade de utilização; o depósito de Hidrogénio a 700 bar pode ser reatestado na totalidade em menos de três minutos.
Embora sem adiantar muitos mais pormenores, a Honda aproveitou ainda a oportunidade para anunciar que, até 2018, lançará no mercado um novo modelo totalmente eléctrico e uma proposta híbrida plug-in, assim como promete encontrar novas aplicações para os seus sistemas híbridos de dois e três motores. Novidade, igualmente, o início da produção, durante o ano em curso, dos motores VTEC Turbo de quatro cilndros na fábrica da Honda no Ohio, havendo que esperar pelo decorrer do ano em curso para conhecer mais sobre as suas especificações técnicas.