Honda Jazz promete mais espaço, segurança e refinamento
A Honda revelou as imagens da versão de produção do novo Jazz, modelo que praticamente não se alterou em relação ao protótipo que tinha sido apresentado o ano passado no Salão de Paris. O novo Jazz, que nos mercados asiáticos e no norte-americano já se vende desde o ano passado, chega este Verão à Europa com a promessa de mais espaço a bordo, motores mais eficientes e novos equipamentos de segurança.
A terceira geração do Jazz promove uma evolução estética em relação ao modelo actual, mantendo o formato de mini-monovolume que permite maiores cotas de habitabilidade. De igual forma, assente na nova plataforma para modelos do segmento B (partilhada com o novo HR-V) o Jazz volta a contar com o sistema de “bancos mágicos” que permite maior versatilidade no interior. O Honda Jazz é 95 mm mais longo e conta com distância entre eixos ampliada em 30 mm. O espaço da bagageira também cresceu, oferecendo agora 354 litros com os bancos na posição normal, ou 884 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
Também no habitáculo, a Honda promete materiais macios de grande qualidade e desenho sofisticado, do qual se destaca o ecrã táctil de 7”, com o qual é controlado novo sistema de info-entretenimento Honda Connect. Este último permite navegação na Internet e acesso a notícias e aplicações em tempo real. A integração com os smartphones é outra das características deste sistema, replicando no ecrã tudo o que se passa no dispositivo móvel.
O novo Jazz chegará ao mercado com um novo motor 1.3 a gasolina da série Earth Dreams Technology, de 102 cv de potência às 6000 rpm. Este motor estará associado a uma caixa manual de seis velocidades (substituindo a anterior de cinco) ou, opcionalmente, a uma caixa CVT semi-automática.
Sendo mais leve e mais rígido, o novo Jazz beneficiará também de novos esquemas de suspensões (incluindo novos amortecedores e nova geometria da suspensão MacPherson à frente), com o intuito de oferecer maior agilidade e compromisso acertado entre conforto e dinâmica. A direcção conta com assistência eléctrica. Outro dos objectivos dessas melhorias em termos de comportamento foi reduzir o nível de ruídos e vibrações transmitidas ao interior.
Em grande destaque estarão também os sistemas de segurança, com o Jazz a receber um novo conjunto de tecnologias. O sistema de travagem de emergência em cidade será proposto de série em todas as versões, mas entre os opcionais incluem-se o Intelligent Speed Asisst, Alerta de Colisão Frontal, Alerta de saída da Faixa de Rodagem, Reconhecimento dos Sinais de Trânsito e Assistência com os Máximos.