Hummer de regresso… na forma eléctrica?
São vários os órgãos de comunicação social norte-americanos que dão conta de que a General Motors (GM) se prepara para recuperar o nome Hummer já em 2021. Mas, desta feita, para identificar uma nova família de pick-ups e SUV de propulsão eléctrica, a comercializar sob a marca GMC, e na respectiva rede de concessionários – algo como “Hummer by GMC”. Havendo mesmo quem não hesite em adiantar que este regresso será acompanhado de um anúncio a estrear no Super Bowl e protagonizado pela super-estrela da NBA, LeBron James, por muitos considerado o melhor jogador de basquetebol da actualidade.
Certo é que a GM tem planos concretos para produzir, pelo menos, quatro modelos totalmente eléctricos, a lançar entre 2021 e 2023, na sua fábrica de Hamtrack, em Detroit, na qual irá investir qualquer coisa como 2,7 mil milhões de euros. O primeiro será uma pick-up e o segundo um SUV de grande porte – aqueles que de prevê possam ser comercializados sob o nome Hummer –, a que se seguirão as variantes eléctricas da pick-up GMC Sierra e do Cadillac Escalade.
Quanto à Hummer, valerá a pena recordar que foi adquirida pela GM em 1998, e por esta encerrada em 2010, após o colapso financeiro, no ano anterior, do maior construtor automóvel dos EUA, e que levou, também, ao desaparecimento de marcas como a Saab, a Pontiac e a Saturn. A GM ainda tentou negociar a venda da Hummer a uma empresa chinesa, Sichuan Tengzhong de seu nome, mas o negócio acabou por não se realizar, alegadamente por não ter sido autorizado pelas autoridades chinesas.