CompararComparando ...

Hyundai Sonata com duas novas versões ecológicas em Detroit

Artigo
Hyundai Sonata com duas novas versões ecológicas em Detroit

Na sua presença em Detroit, a Hyundai teve mais dois protagonistas para além do Santa Cruz Crossover Truck, revelando duas versões mais ecológicas do Sonata, o Plug-in Hybrid e o Hybrid.

O primeiro trata-se da estreia da marca sul-coreana no que diz respeito a modelos Plug-in híbridos, recorrendo a um motor eléctrico, apelidado Transmission-Mounted Electrical Device (TMED), devido à sua colocação junto à caixa de velocidades, com 50 kW de potência. A sua energia deriva de uma bateria de lítio-polímeros de 9.8 kWh que permitem um alcance de 35 km em modo eléctrico. Carregar as baterias levará, de acordo com a Hyundai, apenas duas horas e meia em tomadas de 240 V, estimativa temporal que varia para o dobro em caso de tomadas com 120 V.

Já o motor térmico é um bloco 2.0 GDI com injecção directa a gasolina e 154 cv de potência, acoplado a caixa automática de seis velocidades. A potência total do conjunto é de 202 cv às 6000 rpm.

Outras diferenças deste modelo passam pela aerodinâmica, cujo trabalho permitiu a redução do arrasto para 0.24 Cx, mediante a adopção de nova grelha dianteira, pára-choques e faróis específicos, tanto à frente como atrás, novas jantes e cores exclusivas para esta versão (Graphite Blue Pearl e Seaport Mist). Exclusiva é também a pequena porta para permitir a ligação à rede eléctrica.

Os condutores/utilizadores do Sonata PHEV podem controlar ou assistir ao processo de carga através de uma aplicação para smartphone denominada Blue Link: graças a essa podem iniciar ou parar o processo de carga remotamente. Entre a vertente tecnológica, destaque também para os sistemas de Alerta de Colisão Frontal, Aviso de Saída da Faixa de Rodagem, Aviso de Objectos em Ângulo Cego e, também, Alerta de Trânsito Traseiro, que alerta para a aproximação de veículos durante a manobra de marcha-atrás. O Sonata PHEV será lançado em mercados seleccionados, sendo que o norte-americano está já confirmado.

Sonata também em híbrido

A par da versão Plug-in Hybrid, também foi revelada uma versão híbrida do Sonata (na última imagem da galeria acima), a qual utiliza muitas das soluções apresentadas anteriormente. Tal como o PHEV, este modelo conta com modificações aerodinâmicas importantes para reduzir o arrasto, tanto ao nível da carroçaria como das jantes.

O motor é o mesmo 2.0 GDI de quatro cilindros acoplado a caixa automática de seis velocidades que também integra o motor eléctrico do sistema híbrido (o tal TMED). Em conjunto, oferecem 193 cv para um consumo médio anunciado de 5,6 l/100 km. No caso deste Sonata, o sistema híbrido permite rodar em modo 100% eléctrico até aos 120 km/h.

Tanto o Sonata Hybrid como o Sonata Plug-in Hybrid recebem também os novos sistemas de infoentretenimento da Hyundai, que oferece novas soluções de conectividade e de integração com aplicações online.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Pedro Junceiro