Hyundai renova i30 e i40, lança versão coupé do i20
Hoje é dia de muitas novidades na gama da Hyundai: ao mesmo tempo, foram revelados os restylings do i30 e do i40, respectivamente, o pequeno e o médio familiar; e, também, uma inédita versão coupé (três portas) do utilitário i20.
Comecemos pelas novidades do Hyundai i30: além da nova grelha dianteira, esquemas de cor e desenho de jantes, a gama de motores foi renovada. A família do popular Diesel 1.6 foi renovada, passando a dispor de versões de 110 cv e, agora, de 136 cv de potência; por sua vez, o motor a gasolina 1.4 da família “Gamma” é substituído por um integralmente novo, da família “Kappa”, que continua a debitar 100 cv mas que anuncia consumos inferiores – além de ser um bloco mais leve. No rol de propulsores a gasolina há ainda outra novidade, sob a forma de um novo 1.6 Turbo com 186 cv de potência, tratando-se de uma versão “sedada” do motor que propulsiona o Kia Ceed GT e que dá origem a uma versão “Turbo” do i30, com direito a um visual mais desportivo e pormenores exclusivos no interior. Tanto este motor como o 1.6 Diesel têm à sua disposição uma inédita caixa pilotada de dupla embraiagem com sete velocidades, a qual substitui a anterior com seis relações e conversor de binário.
Por sua vez, e além das alterações estéticas habituais dos restylings (recebe novos desenhos de jante, faróis de nevoeiro em LED, uma nova grelha e pára-choques redesenhados), o familiar médio i40 passa também a dispor da nova caixa pilotada de dupla embraiagem. O motor Diesel 1.7, que anteriormente debitava 136 cv, passa a debitar 141 cv, podendo ainda ser associada à nova caixa. Outra das novidades passa pela adição de um sistema autoblocante electrónico (o “advanced traction cornering control”, ATCC) e um opcional amortecimento pilotado para a carroçaria Tourer. No rol de novas tecnologias consta ainda o avisador de transposição involuntária de faixa, leitor de sinais de trânsito, e comutador automático de luzes de estrada, além de um novo sistema de navegação.
A finalizar o rol de novidades, o i20 Coupé é uma carroçaria inédita na família do utilitário coreano. Trata-se de uma versão de três portas, totalmente diferente em todos os pilares e apresenta como cartão-de-visita uma (substancial) bagageira com 336 litros de capacidade. A Hyundai não explica, ao detalhe, de que forma será composta a gama de motorizações, mas seguramente com potências entre os 84 cv e os 100 cv. O i20 Coupé será produzido na fábrica da Hyundai em Izmit, na Turquia.