Inédito BMW Série 2 Gran Coupé já é oficial. À venda em Março
A BMW tinha prometido a revelação do novo Série 2 Gran Coupé para o Salão de Los Angeles, que no próximo mês de Novembro abre as suas portas, e achou por bem revelar já as suas primeiras imagens e principais características. O primeiro coupé de quatro portas do construtor de Munique destinado à dos compactos tem início de comercialização agendado para Janeiro, replicando num dos segmentos mais competitivos do mercado uma receita aplicada com sucesso pela marca bávara noutras classes ao longo dos últimos anos.
Com 4526 mm de comprimento, 1800 mm de largura, 1420 mm de altura e uma distância entre eixos de 2670 mm, o novo Série 2 Gran Coupé tem, basicamente, as mesmas dimensões do novo Série 1 de dois volumes e meios e cinco portas, exceptuando, obviamento, o facto de ser 207 mm mais comprido, e, também, 14 mm mais baixo. Apesar disso, a casa do hélice afirma que, por comparação com o anterior Série 2 Coupé, o espaço para pernas atrás aumentou 33 mm, ao passo que a capacidade da mala cresceu 40 litros, para 430 litros, sendo o banco traseiro rebatível na proporção 40/20/40 oferecido de série em todas as versões.
Na fase de lançamento, o modelo será proposto nas versões 218i Gran Coupé (motor a gasolina de três cilindros, 1,5 litros e 140 cv) e 220d Gran Coupé (motor turbodiesel de quatro cilindros, 2,0 litros e 140 cv), ambas disponíveis com os níveis de equipamento Basic, Advantage, Sport Line, Luxury Line e M Sport. No topo da oferta estará o M235i xDrive Gran Coupé, animado pelo mais potente quatro cilindros do Grupo BMW, com 306 cv de potência, e dotado ainda de diferencial autoblocante dianteiro do tipo Torsen, direcção e sistema de travagem M Sport e caixa automática de oito velocidades Steptronic Sport com função Launch Control. Em exclusivo para os EUA, a gama inclui, ainda, a versão 228i xDrive Gran Coupé.
Visualmente, o que melhor distingue o novo Série 2 Gran Coupé é, naturalmente, a sua carroçaria de quatro portas e linha de tejadilho com acentuada quebra em direcção à traseira, merecendo ainda, neste domínio, referência os faróis dianteiros por LED de série em todas as versões (adaptativos em opção), orientados no sentido da grelha frontal; os farolins traseiros mais esguios, e unidos por uma barra em preto brilhante; as janelas desprovidas de moldura; as jantes de novo desenho, com medidas que podem ir até às 19”; e as duas ponteiras de escape com 90 mm de diâmetro. Já no interior, referência para dois opcionais: o novo tecto panorâmico, e o painel de instrumentos totalmente digital BMW Live Cockpit Professional.
Como não espantará, todo o leque de sistemas avançados de auxílio à condução, assim como todas as soluções de conectividade e telemática, já conhecidos do novo Série 1, estão, igualmente, disponíveis no novo Série 2 Gran Coupé. Que, além de contar com diversos reforços destinados a tornar a carroçaria mais robusta, e a garantir uma maior rigidez torsional, oferece, ainda, em todas as suas versões, a suspensão traseira do tipo multilink e o sistema ARB, o sistema destinado a limitar as percas de motricidade estreado no i3s, e cuja missão é controlar a patinagem das rodas de modo bastante mais sensível e célere (logo, mais efectivo) do que habitualmente.