Inifiniti Q30 já está na fase final de desenvolvimento
O Infiniti Q30, modelo com o qual a marca pretende entrar no concorrido segmento dos compactos Premium, encontra-se já na sua fase final de ensaios. O novo Q30 partilha a plataforma e muitos componentes com os modelos da Mercedes-Benz, a começar pela plataforma MFA da marca germânica, a qual é destinada aos automóveis compactos como o Classe A ou GLA.
O objectivo da Infiniti, marca de luxo da Nissan, é estabelecer-se com mais força no continente europeu, onde os hatchbacks continuam a dispor de grande popularidade, como se tem visto com o Classe A, Audi A3 e BMW Série 1, que serão os seus principais rivais. Mas como outro segmento tem vindo a ganhar peso, nomeadamente o dos crossovers, o Q30 dará também origem ao QX30, que terá maior distância ao solo e estilo específico, embora partilhem a maioria dos componentes.
Ambos deverão contar com motores de quatro cilindros de diferentes níveis de potência (de origem Mercedes-Benz), havendo opções de gasolina e diesel, estas últimas essenciais para o sucesso na Europa.
Por enquanto ainda decorrem os testes de desenvolvimento, com a apresentação da versão final prevista para os primeiros meses de 2015. A produção terá lugar em Inglaterra, devendo a produção arrancar em meados de 2015.