Jaguar F-Type renovado em 2017
Apesar do seu inegável apelo estético (e não só…) se manter praticamente intocado, a verdade é que o F-Type conta já com três anos no mercado e, por isso, a Jaguar entendeu ser tempo de preparar um rejuvenescimento do seu emblemático modelo – aprazado para 2017, para coincidir, como é típico a este nível, com os seus quatro anos de actividade comercial. Protótipos do novo F-Type (para já na versão coupé, mas sendo certo que o roadster beneficiará dos mesmos melhoramentos) circulam já na via pública, para que possam efectuar os necessários testes de desenvolvimento em condições reais de utilização, como o comprovam as imagens captadas pelas objectivas dos nossos fotógrafos, durante uma sessão de testes da nova geração do desportivo britânico no circuito de Nürburgring.
Alterações visíveis, as novas ópticas dianteiras por LED (provavelmente uma opção, pelo menos nas versões mais acessíveis), sendo de esperar que as tomadas de ar frontais e a própria grelha também apresentem um nono desenho. Na traseira, tudo aponta para que também os farolins e o pára-choques sejam redesenhados.
Mecanicamente, as habituais actualizações com vista a uma maior eficiência (em termos de rendimento como, sobretudo, dos consumos) não deixarão de fazer parte do lote de atributos do renovado F-Type. Mas a grande novidade poderá ser mesmo a introdução da há já tanto tempo falada versão de acesso à gama, animada por um motor de quatro cilindros, capaz de combater os novos Porsche 718 Boxster e Cayman, nas suas versões de acesso e nas mais dotadas variantes S.
Aliás, parece ser justamente este o protagonista do segundo conjunto de imagens aqui publicadas, o qual, além de uma sonoridade distinta do habitual, exibia uma ponteira de escape central de formato quadrangular, quando as variantes de seis cilindros costumam ostentar duas ponteiras redondas. Outras diferenças a ter aqui em conta: as rodas de menores dimensões, a ausência do deflector traseiro retráctil e o formato específico do pára-choques posterior.
Quanto ao motor, deverá ter por base o quatro cilindros turbo de 2,0 litros já conhecido do XE, na sua versão de 240 cv, mas que no F-Type deverá ser proposto em duas variantes mais dotadas, por forma a que o modelo possa ombrear com os seus rivais da Porsche. Significa isto que deverá existir uma declinação com cerca de 300 cv, e outra com aproximadamente 350 cv de potência.