Jaguar XE SV Project 8: emoção e exclusividade desde €232 400
O XE SV Project 8 é, sem dúvida, um dos mais elaborados e ambiciosos projectos da divisão de veículos especiais da Jaguar, tendo já no seu currículo o título de berlina autorizada a circular na via pública com o melhor registo no mítico circuito do Nordschleife de Nürburgring, onde regisotu um tempo de 7,21,23seg. Deste magnífico desportivo, montado à mão pela Special Vehicle Operations, serão produzidos somente 300 exemplares, sempre com volante à esquerda, que começarão a ser entregues já a partir do Verão – o preço em Portugal inicia-se nos €232 400.
E o que faz do XE SV Project 8 um automóvel tão especial? Entre outros, o motor 5.0-V8 sobrelaimentado com 600 cv e 700 Nm, o sistema de tracção integral, a velocidade máxima anunciada de 320 km/h ou a sua capacidade para cumprir os 0-100 km/h em 3,7 segundos. E o ser proposto em versões de quatro ou de somente dois lugares, esta última mais vocacionada para circuito e dotada de uma configuração opcional, denominada Track Pack, naturalmente mais leve (12,2 kg) e com uma rigidez torsional aumentada em 27% – incluindo bancos dianteiros de competição em fibra de carbono (por troca com os construídos em magnésio da versão de quatro lugares), cintos de segurança de competição com quatro pontos de fixação e sistema de extinção de incêndios.
Face ao XE convencional, o XE SV Project 8 distingue-se, também, pelas várias alterações operadas na estrutura em alumínio, caso do pára-choques dianteiro em fibra de carbono com entradas de ar melhoradas; do pára-choques traseiro também em carbono com difusor integrado; do capot em fibra de carbono com tomadas de ar específicas; das cavas das rodas alargadas; das jantes de 20” em alumínio forjado; do repartidor frontal ajustável; da carroçaria com fundo plano; da asa traseira aerodinâmica ajustável. Ao mesmo tempo, a suspensão foi rebaixada 15 mm e conta com molas helicoidais duplas, juntas esféricas desportivas e rolamentos cerâmicos de nitrato de sílica (tecnologia estreada na Fórmula 1 e pela primeira vez aplicada num automóvel de produção em série); o sistema de travagem recorre a disco carbocerâmicos (com 400 mm de diâmetro e pinças flutuantes de seis pistões na frente, e com 396 mm de diâmetro atrás, em ambos os casos recorrendo a óleo de travões sintético SRF especial para competição); e o diferencial electrónico traseiro activo EAD, arrefecido a óleo, é pela primeira vez utilizado no XE.
Menção, ainda, para o recurso a uma versão recalibrada do sistema Quickshift All-Wheel Drive com oito velocidades, capaz de efectuar trocas de mudança em escassos 200 milésimos de segundo, e de executar passagem de caixa não sequenciais (inclusive de 8ª para 2ª em casos extremos), e para as jantes de 20”, com 9,5” de largura na frente, e 11” atrás, revestidas por pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 nas medidas 265/35 e 305/30. O XE SV Project 8 é, igualmente, o primeiro Jaguar a oferecer de série o sistema Track Mode, que ajusta a resposta do motor, da direcção, dos amortecedores e do controlo de estabilidade, e que no modo Track, garante uma downforce de 122 kg a 300 km/h.