Jean-Pierre Beltoise faleceu aos 77 anos de idade
[jwplayer player=”1″ mediaid=”24876″]
Vencedor do GP do Mónaco de 1972, o ex-piloto de Fórmula 1 Jean-Pierre Beltoise faleceu hoje (5 de Janeiro) em Dakar, no Senegal. O francês foi vítima de dois AVC em apenas dois dias, entre o final do ano passado e o novo ano, acabando por sucumbir às complicações de saúde daí decorrentes.
A carreira de Beltoise começou nas duas rodas, arrebatando um total de 11 títulos em campeonatos franceses, passando depois para o Campeonato do Mundo de Motociclismo, embora com parcos resultados. Em 1963 começou a participar em provas de automobilismo e em 1964 acabaria por sofrer um gravíssimo acidente durante as 12 Horas de Reims que quase lhe colocou um ponto final na carreira.
Após a recuperação, teve participações vitoriosas na Fórmula 3 e na Fórmula 2, ascendendo à categoria rainha do automobilismo em 1967, aos serviços da Matra. Na sua prova de estreia, o GP do Mónaco, não se conseguiu qualificar, sendo preciso esperar até ao GP dos Países Baixos em 1968 para conseguir um lugar no pódio. Nesse campeonato terminou em nono, com 11 pontos.
Em 1969 conseguiu três pódios, alcançando nesse ano a sua melhor classificação final numa temporada de Fórmula 1, ficando em quinto lugar, com 21 pontos. Em 1970 e 1971 permaneceu na Matra, alcançando apenas dois pódios nesses dois anos. Em 1972 mudou-se para a BRM, equipa na qual alcançou a sua primeira e única vitória (e última da formação), na corrida monegasca, a qual se disputou sob condições meteorológicas bastante difíceis devido à chuva intensa.
Após esse ponto alto na sua carreira, manteve-se com a BRM por mais dois anos, deixando a Fórmula 1 no final de 1974 para se dedicar a outras provas de automobilismo e a corridas de carros de turismo.