A jogar em casa BMW lança mais novidades
A BMW aproveitou o salão de Colónia para apresentar as suas novas S 1000 RR, R 1200 RS e R 1200 R que dão um novo impulso à sua gama de propostas.
Tudo começa com a sua porta-estandarte desportiva, a S 1000 RR que foi renovada e surge agora com 199cv depotência e 113 Nm de binário máximo distribuído numa curva de binário mais linear que no actual modelo.
O peso foi reduzido em quatro quilos o que r«significa que esta S 1000 RR pesa agora 204kg e falando da electrónica, os modos “Rain”, “Sport” e “Race” são agora propostos de série. Como opcional existe ainda a solução “Pro” para competição que acrescenta os modos “Slick” e “User”, este último personalizável.
A geometria do chassis foi melhorada para tornar esta BMW mais fácil e intuitiva de conduzir. O painel de instrumentos está com um desenho mais sofisticado e todas as carenagens foram também elas redesenhadas para dar à S 1000 RR um aspecto ainda mais dinâmico e estilizado.
A nova R 1200 RS é a aposta da BMW no segmento das sport tourer e recupera a sigla RS que faz história no seio do construtor alemão desde 1976.
Esta desportiva de turismo está equipada com o mesmo motor da GS com 125cv de potência montado num chassis de estrutura tubular e a sua suspensão segue uma arquitectura clássica com uma forquilha telescópica invertida na frente e uma EVO Paralever atrás.
A posição de condução é relaxada, sem no entanto comprometer o seu carácter desportivo.
A nova R 1200 RS está equipada com controlo de estabilidade de série e inclui dois modos de condução, “Rain” e “Road”. tal como sucede na S 1000 RR, também nesta sport tourer existe a opção Pro, aqui menos destinada às pistas, mas que inclui o Dynamic Traccion Control e mais doismodos de utilização: “Dynamic” e “User”.
Como opção ainda está disponível o Dynamic ESA (ajuste electrónico da suspensão) para apurar ainda mais a dinâmica desta BMW.
Escusado será dizer que a lista de equipamentos opcionais é vasta e capaz de satisfazer as várias necessidades de um público que privilegia a viagem, sem perder as emoções de uma condução desportiva.
O conceito de uma moto roadster com um motor de dois cilindros opostos é um conceito que perdura na BMW hámais de 92 anos, desde o lançamento da R32 e que continua a dar os seus frutos.
Por isso mesmo a BMW não deixa cair este conceito icónico no seu historial e em Colónia apresentou a renovada R 1200 R. Mantendo-se como uma moto dinâmica, mas suficientemente confortável para enfrentar uma viagem mais longa, esta BMW também recebeu o motor com 125cv de potencia máxima que já equipa a R 1200 GS que é a sua principal novidade.
O controlo de estabilidade é de série e as demais soluções electrónicas são em tudo idênticas às propostas na R 1200 RS.
[signoff2]