Kia revela alinhamento para Frankfurt
Depois das primeiras imagens do Urban Concept, a Kia revelou a lista completa dos modelos que levará ao Salão de Frankfurt, e na qual se incluem a nova geração do Soul e o renovado Optima.
O novo Kia Soul foi mostrado pela primeira vez no Salão de Nova Iorque deste ano e faz em Frankfurt a sua estreia europeia, ostentando uma distância entre eixos mais generosa (2570 mm, face aos 2550 mm do modelo atual) e 1800 mm de largura, mantendo-se inalteradas todas as suas restantes dimensões.
Exibindo notórias parecenças com o protótipo Tack’ster, o renovado Soul contará ainda com um portão traseiro maior; faróis, grelha e pára-choques de novo desenho; pilar A mais fino; châssis mais rígido; e, no interior, um inédito volante multifunções.
A oferta de motores do Soul também foi revista, para já sabendo-se incluirá as unidades 1.6 GDi de 130 cv e 160 Nm e 2.0 GDi de 164 cv e 205 Nm, a que se podem juntar uma caixa manual ou automática, ambas de seis relações – o alinhamento completo da gama de motorizações, nomeadamente as Diesel, assim como as performances e consumos anunciados, só serão conhecidos em completo detalhe mais próximo do início de comercialização do modelo, a correr durante o primeiro trimestre de 2014..
Proposta que também fará a sua primeira aparição pública em Frankfurt é novo Picanto LPG. Animada por uma variante especial do três cilindros Kappa de 1,0 litros, com 67 cv e 90 Nm, esta derivação bi-fuel do citadino sul-coreano promete ainda menores emissões e consumos do que a versão exclusivamente a gasolina equipada com a mesma unidade motriz – 5,8 l/1oo km de consumo combinado, a que correspondem emissões de CO2 de 100 g/km, logrando as variantes equipadas com o sistema start/stop ISG fazer baixar estes valores para 5,6 l/100 km e 97 g/km.
Já o Kia Optima viu o seu visual ser refrescado, ao mesmo tempo que foi introduzido um sistema de amortecimento dinâmico na suspensão traseira, para maior conforto dos ocupantes dos lugares posteriores. A eficiência dos motores também não foi esquecida, com este Optima a receber um novo sistema de controlo da bateria, que se traduz num nível de emissões de CO2 de 133 g/km n aversão 1.7 Diesel, podendo mesmo chegar aos 128 g/km quando a este motor se junta o sistema start-stop.