CompararComparando ...

Lamborghini Huracán Tecnica: 640 cv apenas para as rodas traseiras

Artigo
Lamborghini Huracán Tecnica: 640 cv apenas para as rodas traseiras

Huracán Tecnica: foi, assim, baptizado o mais recente membro da família Lamborghini, naturalmente integrado na gama do seu modelo equipado com motor V10 montado em posição central traseira. Ainda não tem preço, nem data de lançamento anunciada, mas o seu objectivo é ser tão divertido e eficaz em estrada como em circuito, e atributos para tal não lhe parecem faltar, ao conjugar o motor do Hurácan STO com a tracção apenas traseira, o eixo posterior direcional e um sistema de vectorização de binário, entre outros predicados.

Começando pelo coração pulsante do Huracán Tecnica, o 5.2-V10 não só promete proporcionar uma sonoridade melhorada e mais acutilante, como oferece, aqui, o mesmo rendimento que no Huracán STO (saiba mais aqui), ou seja, 640cv às 8000 rpm e 565 Nm às 6500 rpm, o que significa um acréscimo de potência de 30 cv face ao Huracán Evo RWD de tracção traseira (saiba mais aqui). Com um peso a seco de 1379 kg, e uma relação peso potência de 2,15 kg/cv, anuncia 3,2 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 325 km/h.

No que ao châssis diz respeito, a suspensão, por duplos triângulos e dotada amortecimento electrónico adaptativo em ambos os eixos, dispõe de uma afinação específica; a direcção é especialmente directa; os travões carbocerâmicos (discos dianteiros com 380 mm de diâmetro, actuados por pinças em alumínio de seis pistões; discos traseiros de 356 mm e pinças em alumínio de quatro pistões) dispõem de deflectores e condutas de refrigeração exclusivos, por forma a optimizar a dissipação do calor; e o controlo electrónico de tracção e estabilidade P-TCS recebeu uma calibragem específica – podendo, naturalmente, ser desligado por completo. Ao mesmo tempo, o sistema LDVI, que comanda todos os sistemas de interferem com o desempenho dinâmico do veículo, também foi recalibrado, do mesmo modo que os diversos modos de condução contam com ajustes diferentes dos de qualquer outro membro da família Huracán.

Na prática, em função do modo de condução escolhido, cada sistema dinâmico é regulado no Huracán Tecnica para proporcionar uma resposta bastante distinta, adaptada à respectiva pretensão. No modo Strada, a direcção às rodas traseiras proporciona estabilidade e manobrabilidade, e o motor e a caixa de velocidades pilotada, de dupla embraiagem e sete velocidades, são ambos ajustados para uma condução confortável no dia-a-dia. em qualquer situação. No modo Sport, o eixo traseiro direcional permite uma maior grau de sobreviragem, com as derivas de traseira a serem garantidas também pelos limites mais amplos do P-TCS, ao passo que a vectorização de binário garante a deseja agilidade, enquanto que o motor responde de forma imediata à mínima pressão sobre o acelerador, e a caixa de velocidades de sete relações proporciona trocas de mudança mais céleres.

Mas é no modo Corsa que vem ao de cima todo o potencial do Huracán Tecnica, que promete responder a todas as instruções do condutor com extrema precisão: o motor está calibrado para proporcionar uma resposta optimizada ao acelerador, orientada para circuito, a caixa oferece as mais rápidas trocas de mudança, e precisão e agilidade levadas ao extremo, por via da máxima aderência lateral e longitudinal, garantida pela vectorização de binário e pelo P-TCS.

Por fim, mas não menos importante, a revisão estilística. Na frente, novo pára-choques, que adopta o desenho do “Y” em preto do Terzo Millennio, e incorpora, pela primeira vez num Huracán, uma cortina de ar; novo splitter dianteiro, com lâminas mais baixas e abertas, destinadas a dirigir o ar através das rodas, contribuindo para uma downforce e para uma refrigeração melhoradas, Na traseira, novo óculo vertical em vidro, para uma melhor visibilidade para trás; cobertura do motor em fibra de carbono redesenhada; novo pára-choques, com uma entrada de ar optimizada; difusor pintado na cor da carroçaria ou, opcionalmente, em preto; novas ponteiras de escape hexagonais; e asa traseira fixa, essencial para um aumento de 35% da downforce traseira, por comparação com o Huracán EVO RWD. Quanto às jantes de 20″ diamantadas de desenho hexagonal, inspiradas nas do Vision GT, montam pneus Bridgestone Potenza Sport, de medida 245/30 na frente, e 305/30 atrás.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon