Land Rover Defender eléctrico em testes
O primeiro Land Rover Defender eléctrico está já a realizar testes no Reino Unido, mais propriamente na Cornualha. Revelado no pretérito Salão de Genebra, em Março, este Defender é um projecto pioneiro na electrificação de veículos Todo-o-Terreno.
Este projecto faz parte da estratégia de sustentabilidade da marca britânica, que inclui a utilização de plataformas de alumínio e a introdução de modelos híbridos na gama Range Rover.
De acordo com a Land Rover, o Defender eléctrico tem todas as qualidades do modelo “tradicional”, bem como tracção integral permanente e uma velocidade máxima de 115 km/h. Além disso, utiliza um sistema de controlo da descida ligado a um outro de recuperação da energia da travagem, que pode recuperar até 80% da energia cinética do veículo para as baterias de iões de Lítio, que garantem uma autonomia de cerca de 100 km. A recarga é realizada em 10 horas num carregador normal ou, em modo rápido, em quatro horas.
Segundo Jeremy Greenwood, responsável pelo projecto, o Defender eléctrico vai receber uma segunda bateria, que não só melhorará a sua autonomia como também optimizará a distribuição do peso, melhorando a segurança nos percursos fora-de-estrada.