Land Rover Freelander já tem sucessor à vista
Apesar das várias actualizações que recebeu ao longo dos últimos oito anos, tanto no plano estilístico como da oferta de motores, a verdade é que a base mecânica da actual geração do Land Rover Freelander data já de 2006. Será, por isso, natural que os responsáveis pela marca britânica olhem para a respectiva substituição com redobrada atenção, tanto mais que a chegada do bem sucedido Evoque também não deixou de acentuar o fosso tecnológico existente entre o seu modelo mais acessível e o resto da sua oferta.
Mas tudo isto se apresta para mudar muito em breve. Com o nome de código interno L550, o substituto do Freelander estará já em avançado estágio de desenvolvimento, podendo chegar ao mercado ainda no final deste ano ou, o mais tardar, durante 2015. E com um posicionamento comercial totalmente distinto.
Desde logo porque uma versão modificada da plataforma do Evoque, de onde também provirão os motores, deverá permitir-lhe oferecer versões de cinco ou sete lugares, uma vez que as suas dimensões exteriores serão significativamente ampliadas. Mas há mais: embora volte a ser o Evoque o modelo ao qual vai buscar maiores influências estilísticas, para contar com uma aparência moderna e apelativa, há mesmo quem aposte que a nova criação da Land Rover passará a integrar a família Discovery, ao ponto de até abandonar a designação Freelander, sendo aquilo a que os ingleses apelidam de “baby-Discovery”. Tudo elementos a confirmar no decurso dos próximos meses – para já, ficam as imagens captadas pelas objectivas dos nossos fotógrafos, em duas distintas sessões de testes de desenvolvimento.