Land Rover recria linha de montagem original do Defender
Soa cada vez mais a despedida. Com o Land Rover Defender cada vez mais perto de terminar a sua produção na fábrica de Solihull, no Reino Unido, a marca britânica lançou agora mais um evento comemorativo para este modelo, na forma de uma reprodução autêntica da linha de produção original utilizada para produzir os seus primeiros modelos 4×4 em 1948.
A “Defender Celebration Line” pretende recriar até ao mais ínfimo detalhe a forma como o Land Rover da primeira série foi construída na fábrica de Solihull logo após a Segunda Guerra Mundial. Esta nova atracção turística mostra diversas réplicas nas mais variadas etapas de produção, cada um deles utilizando peças idênticas e da mesma forma que na Série I original.
Esta atracção conta também com uma área dedicada a contar a história da criação do Land Rover original por Maurice Wilks, recorrendo a imagens de vídeo inéditas fornecidas pela sua família expressamente para este evento. A “Linha Comemorativa” está situada na fábrica original de Solihull, actualmente berço de dos modelos da Jaguar Land Rover. A linha de produção do Defender emprega 450 pessoas, incluindo uma família cujas três gerações trabalharam em vários Defender. A visita custa 45 libras por pessoa.
“Foi uma tarefa bastante difícil para recriar a linha de produção de há quase 70 anos, desde a obtenção de peças originais para os modelos da Série I, à recriação autêntica do ambiente de trabalho e uniformes dos empregados que lá estiveram. A equipa envolvida foi meticulosa na forma como pesquisou, planeou e criou aquele que é um tributo apropriado à herança lendária da Land Rover”, referiu John Edwards, director do Departamento de História da Jaguar Land Rover.
É de salientar, igualmente, que a companhia britânica recorreu aos serviços de um dos maiores entusiastas e restauradores de modelos da Land Rover, Phil Bashall, para ajudar na criação dos veículos para a linha de produção e na próprica concepção da ideia da linha de montagem original.