Lexus LF-30 Electrified Concept: antevisão do eléctrico do futuro
Materialização da visão da Lexus, de um sector automóvel dominado pelas motorizações eléctricas e pela condução autónoma, o protótipo LF-30 Electrified Concept, revelado no Salão de Tóquio, pretende antecipar o que serão os seus modelos deste género dentro de uma década, nomeadamente no plano estilístico. Mas sem esquecer atributos desde sempre caros à marca, como a dinâmica, e o prazer de condução que lhe está associado – no caso em apreço através da tecnologia do Lexus Electrified, que permite o controlo integrado do motor, da direção, da suspensão e dos travões, optimizando, em permanência, o funcionamento de cada um destes componentes por forma a alcançar a máxima eficácia dinâmica em cada situação de condução.
Ainda assim, é impossível que um primeiro olhar para o LF-30 Electrified Concept não seja, de imediato, cativado pelo seu estilo arrojado e futurista, com portas de abertura vertical e desprovido do tradicional capot, só possível de aplicar num veículo animado por motores elétricos integrados nas rodas, constituindo um prenúncio do que serão os veículos eléctricos da Lexus em 2030. Em destaque, a grelha fusiforme, que abrange toda a secção dianteira; a superfície vidrada ininterrupta (podendo a opacidade dos vidros ser ajustada em função das preferências de privacidade do momento); os massivos guarda-lamas; os grupos ópticos em forma de asa; as generosas tomadas de ar laterais; e a exclusiva cor azul esverdeada, obtida graças a uma inovadora infusão de metal no respectivo revestimento.
Com 5090 mm de comprimento, 1995 mm de largura, 1600 mm de altura e uma distância entre eixos de 3200 mm, o LF-30 Electrified Concept conta, também, com um habitáculo repleto de materiais sustentáveis e reciclados, e em que é determinante o sistema de direção steer-by-wire, sem ligações físicas entre o volante e as rodas. No painel de instrumentos e no head-up display, graças à inteligência artifical, à realidade aumentada, ao controlo gestual e a evoluídos interfaces de última geração, foram dispostos diversos interruptores que permitem ao condutor controlar funções como a navegação, o sistema de som ou a selecção dos dos modo de condução sem, para tal, necessitar de desviar o olhar da estrada ou operar interruptores manuais.
O banco do passageiro da frente é ao estilo dos utilizados na primeira classe dos aviões, ao passo que os bancos posteriores dispõem de tecnologia muscular artificial, o que lhes permite moldarem-se ao corpo dos seus ocupantes, e adoptar diversas posições, como de reclinação, de relaxamento e funções de alerta. Também faz parte do seu leque de atributos um sofisticado sistema de som Mark Levinson com altifalantes integrados nos encostos de cabeça dos bancos, assim como um tecto panorâmico em vidro, denominado SkyGate, que, sobre os bancos traseiros, oferece um controlo por voz e gestual, podendo exibir diferentes tipos de informação, uma projecção de um céu repleto de estrelas, vídeos e até, as indicações do sistema de navegação.
A animar o LF-30 Electrified Concept estão quatro motores eléctricos, cada qual integrado numa das rodas do veículo, que garantem um rendimento combinado de 543 cv e 700 Nm, permitindo-lhe, apesar dos seus 2400 kg de peso, cumprir os 0-100 km/h em 3,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h. Graças à gestão independente de cada motor, o LF-30 pode funcionar nos modos de tracção dianteira, traseira ou integral, em função das exigências do momento. Já a bateria com 110 k/h de capacidade garantirá uma autonomia de até 500 km, podendo ser recarregada até 150 kW, inclusivamente por indução.
De recordar que a Lexus tem já em marcha um ambicioso plano de electrificação da sua oferta, que a levará a lançar o seu primeiro automóvel de propulsão exclusivamente eléctrica já no próximo mês de Novembro. Para o início da próxima década estão previstos os lançamentos do seu primeiro híbrido plug-in e de uma nova plataforma exclsuviamente dedicadas a modelos 100% eléctricos. Ao mesmo tempo, em 2025, a marca de luxo da Toyota contará com versões electrificadas de todos os modelos.