Lição de pilotagem num modelo inesquecível!
[jwplayer player=”1″ mediaid=”29813″]
Corria o ano de 1987, ainda não existiam as micro-câmaras nem as redes sociais em que, hoje, tantos decidem partilhar a sua intimidade. No domínio do automóvel, a electrónica como precioso auxiliar do condutor também estava ainda longe de ser realidade tão efectiva como actualmente.
Foi justamente nesse ano que a RUF decidiu lançar uma versão muito especial (e muito modificada) do Porsche 911 Carrera atmosférico de então. Denominado RUF CTR Yellowbird (por muitos conhecido simplesmente como Yellowbird), contava com painéis de carroçaria (portas, cobertura do compartimento do motor e capot) em alumínio; estrutura de segurança integrada (para reforço do châssis e maior segurança dos ocupantes); suspensões específicas e caixa manual de cinco velocidades revista.
O motor viu a sua capacidade original de 3,2 litros aumentada para 3,4 litros, recebeu um sistema de injecção Bosch Motronic, o sistema de ignição do Porsche 962 de competição e, ainda, um sistema de dupla sobrealimentação por turbocompressores (sim, da época em que o tempo de resposta ainda era significativo, e a potência chegava de supetão…). Com tudo isto, o RUF CTR contava com 469 cv e 553 Nm para apenas 1170 kg de peso, sendo a potência exclusivamente transmitida às rodas traseiras! Os 0-100 km/h cumpriam-se em 4,0 segundos, e se supercarros emblemáticos da época, como o Ferrari F40 ou o Porsche 959, superavam facilmente este valor, dificilmente havia o que batesse o Yellowbird em aceleração.
Na altura, o preparador alemão produziu um video promocional da sua criação, essencialmente passado no circuito de Nürburgring, e com Stefan Roser ao volante. São um pouco mais de 21 minutos absolutamente incríveis, com vários ângulos de filmagem (diferentes perspectivas a partir do interior, do exterior e até de uma câmara instalada num helicóptero), que só podem ser considerados como um festival de drift e borracha queimada, no que é uma lição da arte de bem pilotar. Isto num automóvel sem direcção assistida, tracção integral ou todas aquelas ajudas electrónicas que caracterizam os automóveis dos dias de hoje. Por curiosidade, refira-se que a RUF produziu não mais do que 29 unidades do fabuloso CTR Yellowbird.