Listas de corrida
As 24 Horas de Le Mans têm sido uma fonte permanente de inspiração para muitas marcas relojoeiras. Como a Maurice de Mauriac, que tem uma variante denominada Le Mans na sua linha Modern Chronograph – com as famosas listas racing em destaque no mostrador.
O mês de Junho é incontornável para os apaixonados do automobilismo – é o mês das lendárias 24 Horas de Le Mans. E em Zurique mora um homem que, como muitos outros, se deixou capturar pelo imaginário da mais famosa corrida de endurance do mundo e soube transferir essa paixão para os seus relógios: Daniel Dreifuss, que fundou a Maurice de Mauriac há 17 anos, criou uma linha específica na sua colecção denominada precisamente Le Mans e que é caracterizada pelas famosas listas racing no mostrador.
A Maurice de Mauriac tem a sua sede numa loja em Zurique que merece ser visitada não só pelos relógios mas também pela profusão de correias de todo o tipo de peles, braceletes NATO de todas as combinações de cores e ainda toda uma parafernália associada aos tempos épicos do automobilismo. Ao entrar-se na loja da Maurice de Mauriac é-se transportado para um mundo à parte onde se torna difícil fixar o olhar, tantos são os focos de dispersão: brinquedos vintage num lado, posters de Fórmula 1 dos anos 1970 noutro; uma mesa de relojoeiro ao fundo; relógios aqui, correias ali e braceletes acolá; mostras de couro de um lado e de pele de crocodilo ou lagarto do outro; cromos, miniaturas, ícones… e a omnipresença de Steve McQueen, o grande ídolo de Daniel Dreifuss.
A Maurice de Mauriac é o que se pode chamar de boutique brand, uma marca de nicho com produção restrita a um par de centenas de exemplares por ano – mas que até inclui modelos com turbilhão ou mostrador esqueletizado, a par dos mais conhecidos inspirados nas corridas automóveis. Um aspecto interessante tem a ver com a personalização, sobretudo aliciante para os aficionados dos desportos motorizados – já que é possível escolher o número nos mostradores da linha Le Mans.
A linha específica Le Mans inclui cronógrafos ou relógios de três ponteiros com listas azuis claro/laranja (em mostradores prateados ou pretos) e azul marítimo/vermelho (em mostradores prateados). O submostrador dos cronógrafos fica assente num círculo onde se pode colocar o número fetiche do cliente – círculo esse também presente nos relógios de três ponteiros. Não resisti ao apelo das listas de corrida e escolhi um Chronograph Modern Le Mans com o meu número preferido, o 13.
Mas a personalização não se fica pelo mostrador. É também possível escolher o tipo de correia, bastando escolher o tipo de pele e o desenho. O próprio Daniel Dreifuss desenha e escolhe padrões exclusivos em braceletes NATO, como a que ostenta a emblemática combinação azul bebé/laranja dos famosos Porsche 917 que dominavam as 24 Horas no início da década de 1970. Os modelos Le Mans são desportivos e despretensiosos, com preços bem acessíveis dentro dos padrões da relojoaria mecânica – situando-se sobretudo entre os €1200 e os €3500. Mais informações em www.mauricedemauriac.ch.
Miguel Seabra
Espiral do Tempo