Lotus anuncia SUV e divulga primeiros dados do Evora 400
Em declarações à revista inglesa Autocar, Jean-Marc Gales, responsável máximo pela Lotus, confirmou que o construtor britânico planeia desenvolver, e comercializar a partir de 2019, um SUV inédito, criado em conjunto com a Proton e a Goldstar, e inicialmente destinado apenas ao mercado chinês, onde também será construído, na nova fábrica que a marca aí se prepara para erigir. Rival assumido do Porsche Macan, o novo modelo ainda não tem nome definido, mas este deverá começar por um “E” (Como é da tradição na Lotus), estando prevista para mais tarde a sua chegada à Europa, e mesmo ao Japão, anunciando como principal factor distintivo um peso inferior em cerca de 200 kg ao das restantes propostas do seu segmento.
A esta distância, também pouco se sabe acerca das motorizações, mas tudo aponta para que assentem nas conhecidas unidades 1.8 e 3.5-V6 que já animam diversos modelos da Lotus, não sendo de pôr de parte a possibilidade de existir uma motorização híbrida, sobretudo quando se iniciar a exportação para a Europa. A tracção deverá ser integral, apostando o novo SUV também numa agilidade dinâmica, segundo a mesma fonte, sem paralelo na sua classe, e para a qual contribuirá o já referido baixo peso, a altura ao solo mais reduzida do que o habitual, e o de ambos decorrente centro de gravidade inferior ao normal nesta classe de veículos.
Ao mesmo tempo, a Lotus divulgou os primeiros dados da derivação mais radical do Evora. Com diferencial traseiro autoblocante, e mais 55 cv e menos 22 kg que a versão S, o Evora 400 já cumpriu os seus testes iniciais de pré-produção na pista de testes de Hethel, propriedade da marca britânica, conseguindo o seu melhor registo em 1m32s, ou seja, 6 segundos menos do que a melhor marca obtida pelo Evora S. Anunciando 4,1 segundos nos 0100 km/h, e uma velocidade máxima de 300 km/h, o Evora 400 conta, segundo dados fornecidos pelo seu construtor, com mais de dois terços de componentes exclusivos, incluindo o motor 3.5-V6 sobrealimentado com 400 cv e 410 Nm; o châssis em alumínio; a carroçaria com painéis construídos em materiais compósitos; e o interior.
Revelado no Salão de Genebra, em Março passado, o Evora 400 entrará em breve em produção, tendo as primeiras entregas no mercado europeu previstas para Agosto, chegando aos EUA no Outono e à China no início de 2016.