Lotus Evora Sport 410 limitado a 150 unidades
Depois do Elise Cup 250 e do Exige Sport 350, eis que a Lotus confirma o dinamismo que tem pautado a sua actividade nos últimos tempos, com o lançamento do Evora Sport 410. Mais um modelo que passou por uma importante cura de emagrecimento, que neste caso chegou aos 70 kg, para um total na balança de 1325 kg – muito por culpa do recurso a diversos elementos em fibra de carbono, como o portão traseiro de novo desenho; o splitter dianteiro; o tejadilho; o difusor traseiro; os bancos desportivos derivados da competição (revestidos a Alcantara, tal como o volante e o painel frontal; e os painéis laterais traseiros da carroçaria. Elementos estes que também contribuíram para o aumento de 15% da downforce sem que o Cx tenha sido afectado.
O baixo peso do Evora Sport 410 deve-se, ainda, aos novos revestimentos em Alcantara, com costuras contrastantes, dos painéis interiores das portas; e à supressão dos apoios de braços e das bolsas nas portas. Por via da sua maior leveza, o Evora recebeu, igualmente, uma suspensão recalibrada e com geometria revista, 5 mm rebaixada face à do Evora 400, sendo as jantes de alumínio forjado com dez braços.
Já o motor é o mesmo 3.5-V6 sobrealimentado conhecido do 3-Eleven de competição, com 410 cv/7000 rpm e 410 Nm/3500 rpm, combinado com uma caixa de velocidades com volante de baixa inércia (automática em opção) e um diferencial traseiro autoblocante. Unidade que permite ao Evora Sport 410 anunciar uma aceleração 0-100 km/h na casa dos 4,0 segundos, 300 km/h de velocidade máxima e 1m28s como melhor volta ao circuito de Hethel (equipado com os opcionais pneus Michelin Pilot Sport Cup 2), menos três segundos do que o melhor crono do Evora 400. Com produção limitada a 150 exemplares, o Evora Sport 410 estará disponível na generalidade dos mercados europeus a partir de Junho (custará, na Alemanha, €106 900), estando reservado para o final do ano o anúncio de uma versão destinada especificamente ao mercado norte-americano.