Mais uma estrela em Genebra: novo Mercedes Classe C
A par dos novos Classe A e Classe G, e dos inéditos Mercedes-AMG GT Coupé de quatro portas, e do primeiro modelo totalmente eléctrico da casa da estrela (a cargo da submarca EQ) a Mercedes decidiu revelar em Genebra também o novo Classe C, nas versões berlina e carrinha, com novos motorizações a gasolina, Diesel e híbridas plug-in. Ainda assim, as diferenças mais imediatamente identificáveis serão o restyling exterior e interior, a que há que juntar uma arquitectura electrónica completamente nova, que permitiu, entre outras vantagens, integrar no modelo as mais evoluídas soluções em termos de assistência à condução, estradas pelo também recentemente actualizado Classe S.
Esteticamente, o renovado Classe C conta com uma secção dianteira redesenhada e ópticas dianteiras (pela primeira disponíveis com iluminação Multibeam LED neste modelo) e traseiras de novo desenho, com as versões AMG Line a contarem de série com a grelha dianteira do tipo diamante. Os pára-choques também foram redesenhados, incluindo de série uma aplicação prateada, que é cromada com o acabamento exterior Avantgarde, ou cromada tripartida com o acabamento Exclusive.
O habitáculo é caracterizado pela aplicação na consola central, em madeira de nogueira de poro aberto, ou de carvalho antracite, também de poro aberto. Estão também disponíveis novas combinações cromáticas, assim como os comandos do sistema de infoentrenimento semelhantes aos do Classe S, com botões tácteis no volante, touchpad, ecrã táctil e comandos vocais. Opcional é o painel de instrumentos totalmente digital.
No domínio dos sistemas de assistência à condução, e tal como o Classe S, o renovado Classe C pode funcionar em modo semi-autónomo em determinadas situações, e recorrer aos dados dos mapas e da navegação para funções de assistência. Do seu lote de atributos também fazem parte o assistente activo à mudança de faixa de rodagem, o assistente às paragens de emergência ou o assistente activo da direção.
Em relação a motorixzações, a Mercedes ainda não desvendou todas as novidades, mas é certo que o novo Classe C integrará as mais recentes novidades da marca neste capítulo. Sendo praticamente certa a disponibilização da nova motorização hibrida que combina a mais recente geração do motor 2.0 turbodiesel OM 654 (estreado no Classe E na sua versão de 194 cv) com um motor eléctrico.