Marc Márquez Imparável
Cinco corridas, outras tantas pole-positions e outras tantas vitórias. No dia em que o “mito” Valentino Rossi comemorou o seu 10º pódio em Le Mans na categoria rainha, e o 150º pódio obtido na principal classe do motociclismo de velocidade, outro mito começa, mais do que a despontar, a firmar-se: Marc Márquez. No GP de França, o espanhol venceu a quinta corrida consecutiva da temporada (entre outras tantas já disputadas), sempre a sair da pole position. Um feito que faz do catalão de 21 anos o mais jovem piloto de sempre, na classe rainha, a vencer cinco GP consecutivos (recorde que estava na posse de Mike Hailwood desde 1962); e no primeiro piloto desde Michael Doohan, em 1997, a vencer cinco corridas largando da pole.
No lugar mais baixo do pódio, os dois campeões do mundo tiveram a companhia de um outro espanhol, Álvaro Bautista (Yamaha), que se classificou à frente do seu compatriota Pol Espargaró (Yamaha), que alcançou em França um magnífico resultado, ao ser quarto da geral, primeiro da categoria Open e único representante desta classe a ficar no Top Ten. Dani Pedrosa (Honda), Jorge Lorenzo (Yamaha), Stefan Bradl (Honda), Andrea Dovizioso (Ducati), Aliex Espargaró (Yamaha) e Bradley Smith (Yamaha) encerraram o lote dos dez primeiros a cruzar a linha de chegada.
Na classificação do mundial, Márquez lidera destacado, com 125 pontos, seguido do seu companheiro de equipa, Dani Pedrosa, com 83 pontos, que tem cada vez mais próximo Valentino Rossi, agora com 81 pontos.
Em Moto2, o pódio foi ocupado, por esta ordem, por Mika Kallio, Simone Corse e Esteve Rabat. No campeonato, o espanhol lidera, com 99 pontos, seguido do finlandês, com 92 pontos, e de Maverick Viñales, com 62.
Já em Moto3, a vitória voltou a sorrir ao australiano e líder do mundial, Jack Miller, com a Mahindra a continuar grandes problemas de competitividade, de tal modo que o português Miguel Oliveira não foi além do 14º tempo na qualificação, e do 12º lugar final na corida, ocupando a 13ª posição no campeonato, com 20 pontos.