Márquez conquista pole e regista a melhor volta ao circuito de Le Mans
Marc Márquez continua soberano no campeonato de MotoGP, tendo conquistado novamente a pole position no que será o quinto grande prémio da temporada, ao mesmo tempo que, como se de uma diversão de tratasse, quebra recordes e barreiras de forma exuberante. Além de garantir que sairá do primeiro lugar da grelha de partida pela quinta vez consecutiva este ano, Márquez registou o melhor tempo da história do Circuito de Le Mans em grandes prémios de motos, ultrapassando a marca obtida por Dani Pedrosa, fixando o novo tempo de referência em 1 minuto 32 segundos e 042 milésimos.
Com este crono, o espanhol da Honda deixou a 0,692 segundos o seu compatriota Pol Espargaró, que com a sua Yamaha conquista em Le Mans (“casa” da equipa – Tech3) a sua melhor qualificação de sempe na classe de MotoGP. Quem tirou excelente proveito do pneu extra macio (unicamente disponível para a classe Open) foi Andrea Dovizioso, da Ducati, que se qualificou a 0,713 segundos de Márquez, registando 1 minuto 32 segundos 755 milésimos. A fechar o Top Ten estão Stefan Bradl (LCR Honda); Valentino Rossi (que cumpriu o objectivo de se qualificar entre os cinco primeiros); o seu companheiro de equipa na Yamaha, Jorge Lorenzo; Alvaro Bautista (Honda); Aleix Espargaró (Yamaha); .
Uma pequena nota para o português de Moto3, Miguel Oliveira, que mais uma vez não conseguiu melhor que a décima quarta posição, não tendo tido moto para mais. Parece que a Mahindra com o número 44 se recusa a alcançar ritmos competitivos, algo que tem prejudicado o talentoso piloto luso. Com a marca de 1 minuto 32 segundos e 304 milésimos, Miguel Oliveira ficou a 0,813 segundos da pole position, obtida por Efren Vazquez, em Honda – pode ser que em ritmo de corrida no dia de amanhã, a sua moto consiga melhores prestações.
As corridas do GP de França de MotoGP estão agendadas para amanhã: às 10h00 disputa-se a de Moto3; as 11h20m a de Moto2; a classe rainha MotoGP tem início às 13h00 (horas de Portugal continental).