Marquez continua invicto
Verdadeiramente impressionante, a temporada fantástica que o Campeão do Mundo de MotoGP, Marc Marquez, está a relizar em 2014. E parece que não há surpresa ou imprevisibilidade que afecte o seu desempenho. Na Alemanha, nem uma queda nos treinos livres, nem um início de corrida atípico, afectaram o jovem piloto espanhol, que conseguiu a sua nona vitória em outros tantos grandes prémios disputados esta temporada.
Em Sachsenring, o arranque ficou marcado pelo tempo instável, que levou Marquez, Pedrosa, Lorenzo, Rossi e mais nove pilotos a largar do final do pit-lane, por terem decidido trocar para as suas motos equipadas com pneus slick após a volta de aquecimento, deixando Bradl na frente da grelha de partida. Após a partida, os homens das Honda e Yamaha oficiais, bem como os que tomaram a mesma decisão, rapidamente ganharam posições, ao passo que Bradl, que alcançou o terceiro melhor tempo na qualificação, acabou por afundar-se na classificação, terminando apenas em 16º.
No final o pódio foi totalmente espanhol, com Marquez a ocupar o lugar mais alto, seguido do seu companheiro de equipa, Dani Pedrosa, e de Jorge Lorenzo (Yamaha). O quarto foi Valentino Rossi, seguido de Andrea Iannone (Ducati), Aleix Espargaró (Yamaha), Pol Espargaró (Yamaha), Andrea Dovizioso (Ducati), Alvaro Bautista (Honda) e Cal Cruthlow (Ducati). No mundial, aumenta a vantagem de Marquez face aos seus perseguidores: o líder tem 225 pontos, seguindo-se-lhe Pedrosa (148 pontos), Rossi (141 pontos), Dovizioso (99 pontos), Lorenzo (97 pontos), Aleix Espargaró (77 pontos), Pol Espargaró (67 pontos), Iannone (62 pontos), Stefan Bradl (56 pontos) e Bautista (50 pontos).
Em Moto3, Miguel Oliveira não foi feliz, pois não terminou em virtude de uma queda provocada pelo checo Karel Hanika. Pelo contrário, Jack Miller consolidou a sua vantagem na liderança do campeonato, graças não só à vitória conseguida na Alemanha, como ao fraco desempenho de alguns dos seus principais rivais: Alex Rins e Romano Fenati cairam logo no início da corrida, Alex Marquez, que foi segundo durante boa parte da prova, cometeu um erro no final da mesma que não lhe permtiu ser melhor do que quarto. Deste modo, no pódio, fizeram companhia ao piloto da Yamaha Brad Binder (Mahindra) e Alexis Masbou (Honda). No campeonato, Miller lidera, com 142 pontos, seguido de Alex Marquez (123 pontos) e Efran Vasquez (112 pontos), sendo Miguel Oliveira oitavo, com 53 pontos.
Já em Moto2, vitória para Dominique Aegenter, seguido de Mika Kallio e Simone Corsi. A classificação geral é liderada por Esteve Rabat (170 pontos), seguido de Mika Kallio (151 pontos) e Maverick Viñales (120 pontos).
O mundial de motociclismo faz agora uma pausa mais prolongado do que o habitual para rumar aos EUA, disputando-se a próxima jornada em Indianapolis, no fim-de-semana de 8-10 de Agosto.