Mazda apresenta novo MX-5
A cidade espanhola de Barcelona foi escolhida para a apresentação mundial da quarta geração do mais icónico dos roadster, o Mazda MX-5, que recebe uma nova plataforma, a ser partilhada com o futuro Alfa Romeo Spider.
O capítulo estético marca uma enorme diferença para o seu antecessor, já que este é o primeiro MX-5 a adoptar o Kodo Design, que não é nada mais que a mais recente linguagem estilística da marca de Hiroshima, iniciada com o CX-5.
Ao contrário do que tem acontecido com a maioria dos modelos de todas as marcas, o MX-5 é mais pequeno que o seu antecessor. Mais curto 105 mm, 20 mm mais baixo e apenas 10 mm mais largo. Apesar de não haver dados oficiais em relação ao peso, a Mazda afirma que o mesmo foi reduzido em mais de 100 kg, devendo ficar muito perto dos 1000 kg.
Olhando para a pequena ficha técnica fornecida pela Mazda, destaca-se a presença do novo motor Skyactiv-G, de injecção directa, e a nova caixa manual de seis velocidades. Em relação ao primeiro, especula-se que poderá articular-se entre uma versão de 1,5 litros e outra, mais potente, com uma cilindrada a rondar os dois litros de capacidade. Curiosa é também a medida dos pneus de série: 195/50R16. Estaremos nós perante um conceito semelhante ao do Toyota GT86?